PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: KÁTIA CRISTINA PIRES LIMA DE SANTANA

DISCENTE: KÁTIA CRISTINA PIRES LIMA DE SANTANA
DATA: 19/10/2015
LOCAL: sala do VALPB
TÍTULO: A leitura no ensino médio: sob a ótica dos PCNs
PALAVRAS-CHAVES: Compreensão leitora. Estratégias de leitura. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo a investigação da compreensão leitora dos alunos de uma turma do 2° Ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede oficial de ensino do estado de Pernambuco, considerando as atividades propostas de leitura, à luz dos PCNS e estudiosos que tratam sobre o tema. A opção pelo Ensino Médio deve-se ao fato de se tratar de um nível da educação básica que apresenta grandes dificuldades para assegurar o domínio de habilidades necessárias para a leitura, conforme constatações feitas através dos instrumentos de avaliação como o Enem e o Saeb. Logo justifica-se a importância do trabalho. Sendo assim, para a fundamentação do trabalho, utilizamo-nos dos seguintes documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), PCNS (2002), Reorientação Curricular (2010), além dos seguintes teóricos que tratam da questão em pauta: Solé (1998), Lajolo (1994), Antunes (2003) e Kleiman (1997). A leitura postulada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) constitui uma base de extrema importância nas orientações voltadas para o ensino-aprendizagem do processo de leitura, uma vez que estabelece diretrizes que orienta o ensino de leitura. Sob essa ótica, a partir do desenvolvimento da compreensão leitora, o aluno tornar-se proficiente nas demais disciplinas. Na metodologia optamos pela abordagem qualitativa de natureza descritiva. Como instrumento de pesquisa utilizamos o questionário semiestruturado como subsídio para a coleta de dados, e em atividades desenvolvidas e aplicadas junto aos alunos baseadas nas estratégias de leitura de Solé (1998). A partir do estudo realizado, os resultados apontam que o incentivo à leitura, nos moldes propostos, foi produtivo e a partir do uso das estratégias de leitura torna-se convidativo e prazeroso, sendo assim para formar o leitor com competência leitora é necessário uma prática constante de leitura, partindo de um trabalho sistematizado e organizado em torno da diversidade de textos. Assim com este trabalho pretendo oferecer informações que possam contribuir para uma melhora da prática docente e da qualidade de ensino na escola pública.
Presidente - 2379990 - ALVANIRA LUCIA DE BARROS
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI