PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: REGINA ARAUJO DA FONSECA

DISCENTE: REGINA ARAUJO DA FONSECA
DATA: 16/10/2015
LOCAL: sala do VALPB
TÍTULO: A produção da coda silábica na leitura de textos dos alunos do 3º ano a escola pública do Recife
PALAVRAS-CHAVES: Concepções de leitura. Estratégias de leitura. Coda silábica. Produção da coda. Apagamento da coda.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A aquisição da leitura é um processo complexo, o qual contempla várias concepções desde a mais simples e primária como, decodificar signos, até as mais completas, conforme vemos Martins (2012), Fernandes (2010), que consideram a leitura muito mais do que uma simples ação de tradução da escrita dos códigos linguísticos. Essa pesquisa usou o método qualitativo com objetivo de ser exploratória, visando a proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses, envolvendo também levantamento bibliográfico e análise das atividades, as quais estimularam a compreensão no fenômeno em estudo. A pesquisa usou também a técnica da observação e sistematização de coleta de dados, visando a identificar os determinantes do fenômeno, os quais favorecem para a ocorrência dos mesmos. A pesquisa de campo foi em uma Escola Municipal da Rede pública da cidade do Recife, em Pernambuco. Participaram desta pesquisa, inicialmente, seis estudantes, e posteriormente quatro, por motivo de adequação ao proposto pela pesquisa. Essa pesquisa possibilitou uma transformação na atuação dos alunos nas aulas de leitura. Foram identificados os pontos de fragilidade na aprendizagem do processo de leitura, bem como ofereceu atividades com específicas estratégias de leitura, que serviram de suporte para sanar as dificuldades apresentadas pelos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I. Foi analisada a produção com vistas a verificar se ocorre ou não o apagamento da coda silábica em /r/, /s/ e /l/ mediais e finais, por meio de imagens palavras, frases e textos. No início da pesquisa identificamos grande apagamento das Codas silábicas nas leituras realizadas. Após o processo de intervenção foi constatado que com a aplicação das estratégias de leitura coerentes, os participantes desenvolveram a produção das Codas silábicas em /r/, /s/ e /l/ mediais e finais. Bem como identificamos o grau de complexidade da leitura dos alunos em foco, e o nível de leitura em que cada aluno se encontrava no início, durante e fase final do desenvolvimento da pesquisa.
Presidente - 338358 - DERMEVAL DA HORA OLIVEIRA
Externo à Instituição - IARA FERREIRA DE MELO