PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: MARIA DE FÁTIMA CALÓGERAS DUTRA

DISCENTE: MARIA DE FÁTIMA CALÓGERAS DUTRA
DATA: 16/10/2015
LOCAL: sala do VALPB
TÍTULO: "A produção da coda silábica na escrita de textos de alunos do 3º ano da escola pública do Recife"
PALAVRAS-CHAVES: Gênero Textual. Texto de opinião. Sequência Didática. Atividade de (Re)escrita
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A proposta deste trabalho é realizar uma abordagem teórico-metodológica acerca do texto argumentativo - o Texto de opinião, com a preocupação de apresentar propostas voltadas para o 9º ano do Ensino Fundamental II. Para isso, tomamos a seguinte questão norteadora para pesquisa ação: quais propostas metodológicas podem contribuir para produção de um texto argumentativo – o Artigo de Opinião (texto de Opinião) voltado para o 9º ano do Ensino Fundamental II? Diante da tentativa de responder a essa problemática é que pudemos perceber a importância de uma ação interventiva para contribuir para o ensino aprendizagem considerando esse gênero textual e discursivo tão recorrente e solicitado na vida cotidiana, assim como nos exames para progressão intelectual e profissional dos alunos da Escola Básica. A pesquisaaponta que, após a reescrita dos textos, através das oficinas, os alunos – atores dessa pesquisa ação - demonstraram interesse pela leitura do Artigo de Opinião, assim como pela produção de textos argumentativos, inclusive o Artigo de opinião, no sentido de escrever suas opiniões acerca de temas que circulam socialmente.
Presidente - 338358 - DERMEVAL DA HORA OLIVEIRA
Externo à Instituição - IARA FERREIRA DE MELO