PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: EZEQUIAS FELIX DE ANDRADE

DISCENTE: EZEQUIAS FELIX DE ANDRADE
DATA: 21/10/2015
LOCAL: sala do VALPB
TÍTULO: O ensino de língua inglesa em escolas públicas: um diálogo possível
PALAVRAS-CHAVES: língua inglesa, ensino/aprendizagem, PCN, LDBE, formação de professores.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo investigar por que o ensino de língua estrangeira (LE) nas escolas públicas brasileiras não ocorre de forma efetiva. Embora os estudantes estudem LE, mais precisamente língua inglesa, em média sete anos, não conseguem estabelecer uma comunicação significativa nessa língua estrangeira. Portanto, por que ensinar/aprender língua inglesa no Brasil? Apesar do ensino de LE gozar de obrigatoriedade em nosso país, pois a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBE, 1996) em seu artigo 26 inciso 5º assegura: “Na parte diversificada do currículo, obrigatoriamente, a partir da 5ª serie, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição”. Assim, respaldado por lei, o ensino de língua estrangeira deveria, portanto, receber mais incentivos, políticas públicas, mecanismos e estruturas que o tornasse mais efetivo para que apresentasse os resultados esperados. Torna-se redundante, afirmar que o ensino de língua inglesa é extremamente importante na sociedade contemporânea, tendo em vista às necessidades comunicativas de um mundo cada vez mais globalizado. Por isso, o ensino de língua inglesa, sobretudo na escola pública, é indispensável, conforme se observa nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998, p. 19) “primordialmente, objetiva-se restaurar o papel da Língua Estrangeira na formação educacional. A aprendizagem de uma língua estrangeira, juntamente com a materna é um direito de todo cidadão...”. Logo, é preciso estabelecer mecanismo que viabilize o acesso a esse conhecimento e o ponto de partida para o efetivo aprendizado de língua inglesa em nosso país é o professor. Em vista disso, verificamos através de pesquisa realizada com dez professores de escolas públicas da rede estadual de ensino de Pernambuco e de escolas municipais da Região Metropolitana do Recife que uma grande parte dos professores da rede pública de ensino não tem um domínio satisfatório da língua inglesa, ou seja, ensinam uma língua estrangeira na qual não têm fluência, consequentemente a nossa pesquisa constatou que o fraco desempenho dos professores se deve ao fato de terem obtido um ensino em língua inglesa na formação inicial muito limitado. Durante, a pesquisa apresentamos propostas que possibilitam aprimoramento tanto linguístico como metodológico dos mestres com vistas a um ensino/aprendizagem de língua inglesa em uma abordagem comunicativa. Nossa pesquisa foi respaldada em autores como: Celani (2005), Leffa (2011), Rajagopalan (2011) dentre outros.
Presidente - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA
Interno - 1344825 - MONICA MANO TRINDADE FERRAZ