PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: PRISCILA SHEILA DE MEDEIROS DA SILVA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILA SHEILA DE MEDEIROS DA SILVA
DATA: 28/02/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Ambiente virtual (https://meet.google.com/uzx-tmht-wqd)
TÍTULO: A VARIAÇÃO DISCURSIVA DE E, AÍ E ENTÃO NA FALA E NA
ESCRITA DE ALUNOS PESSOENSES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: UMA PROPOSTA DE
MATERIAL PARA A SALA DE AULA
PALAVRAS-CHAVES: Sociolinguística educacional. Variação discursiva. Livro didático.
Sequenciação retroativo-propulsora.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Este trabalho tematiza a variação discursiva dos sequenciadores retroativo-propulsores E, AÍ e
ENTÃO, em textos narrativos de 31 alunos do 6° ano do ensino fundamental (anos finais) da
Escola Estadual Isabel Maria das Neves. A partir da investigação da intercorrência da fala sobre a
escrita nos registros dos alunos, o trabalho objetiva propor um material didático que auxilie na
compreensão dessa variação e dos possíveis contextos de realização das variantes pelos alunos,
minimizando suas dificuldades no uso desses sequenciadores na escrita formal. A hipótese inicial
é a de que os estudantes manifestam na escrita formal usos típicos da fala menos monitorada e
de que uma reflexão variacionista sobre o emprego desses sequenciadores em diferentes
situações comunicativas pode conduzir os alunos a usos mais conscientes e adequados a certas
demandas sociointeracionais. Para tanto, revisamos alguns trabalhos que se voltaram ao tema da
sequenciação, tanto do ponto de vista teórico quanto da perspectiva pedagógica em foco;
adentramos o livro didático da turma, de modo a destacar pontos positivos e negativos em
relação ao tratamento que é atribuído à língua na coleção; e comparamos, através do aporte
teórico-metodológico da Sociolinguística Variacionista, os usos de E, AÍ e ENTÃO em narrativas
orais e contos escritos dos estudantes, verificando a influência das variáveis linguísticas
subfunções da sequenciação, níveis de articulação, gênero e aspecto do verbo, e das sociais, sexo
e turma, para o estabelecimento da variação. Construímos, para isso, modelos de regressão
logística multinomial na plataforma R, com uso da função Mclogit. Debruçamo-nos sobre os
resultados da sequenciação retroativo-propulsora na fala e na escrita das turmas, que indicaram o
favorecimento do AÍ em contexto intertópico e seu desfavorecimento na escrita e na subfunção
de finalização, o desfavorecimento de ENTÃO na subfunção introdução de efeito e, por sua vez, o
favorecimento de E em contexto intratópico, no sexo masculino, em textos escritos e nas
subfunções finalização e introdução de efeito. Visando esses resultados e alicerçados nos
princípios da Sociolinguística educacional, propomos uma sequência didática com três módulos
de atividades que visam inserir o alunado dentro de uma discussão sobre variação linguística, por
meio da análise e reescrita de suas produções e de reflexão sobre os diferentes empregos e
avaliações sociais dos usos dos sequenciadores em situações reais de uso da língua.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLA MARIA CUNHA
Interno - 2528835 - FERNANDA ROSARIO DE MELLO
Presidente - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA