PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANA DANTAS DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANA DANTAS DO NASCIMENTO
DATA: 31/10/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Sala do VALPB
TÍTULO: Os reflexos da Variação das vogais pretônicas finais /o/ e /e/ no processo de Aquisição da Escrita de Jovens e Adutos
PALAVRAS-CHAVES: Variação fonético-fonológica; Alçamento das vogais postônicas finais; Aquisição de escrita dos Jovens e Adultos
PÁGINAS: 40
RESUMO: O objetivo deste projeto foi possibilitar ao pesquisador investigador a oportunidade de refletir sua prática, por meio de oficinas didático-pedagógicas aplicadas a 15 alunos do Ciclo I da Educação de Jovens de Adultos de uma escola pública do município de João Pessoa. Centrado no gênero textual lista, contém estratégias didáticas para trabalhar o alçamento das vogais postônicas finais /e/ e /o/ tão presente na fala e o seu reflexo na escrita, principalmente daqueles que estão em processo de aquisição. Esse gênero textual foi selecionado por estar bastante presente na vida profissional desses alunos que já conhecem e compreendem a sua finalidade e utilidade. Com isso, visamos à articulação entre os processos de alfabetização e letramento, possibilitando vivenciar o que Soares (2009) denominou de alfabetizar letrando. O conjunto de oficinas didáticas foi elaborado respeitando a variante oral do aluno, mas com o propósito de ampliar seu conhecimento à forma apropriada à escrita. Sendo assim, para trabalhar o fenômeno da variante em questão, fez-se necessário conhecer a sociolinguística e as variações linguísticas, principalmente as fonético-fonológicas. Neste sentido, buscamos levar os discentes à compreensão de que as vogais médias /e/ e /o/ são geralmente pronunciadas /i/ e /u/ em sílabas átonas, pretônicas postônicas (BORTONI-RICARDO, 2004, p.80), e, em específico, discutir o alçamento das postônicas finais, como em bolo  bol[u] e em doce  doc[i], bastante produtivo no português brasileiro. Por não ser estigmatizado, esse processo acaba sendo falado por pessoas de diferentes classes sociais e níveis de letramento, porém o mesmo não acontece na escrita, já que é uma modalidade da língua que exige adequação ao padrão ortográfico. Nessa direção, o papel do professor é extremamente importante para criar situações e estratégias de intervenção que auxiliem os alunos a compreender que certas variantes usadas na oralidade não são adequadas à escrita.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 338358 - DERMEVAL DA HORA OLIVEIRA
Presidente - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA
Externo ao Programa - 1653821 - RUBENS MARQUES DE LUCENA