PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: LUCIANA DE LAVOR NUNES

DISCENTE: LUCIANA DE LAVOR NUNES
DATA: 07/12/2016
LOCAL: Sala do VALPB
TÍTULO: As segmentações não convencionais nos dados da escrita dos alunos do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: segmentação não-convencional; consciência fonológica; exercícios de intervenção.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Apresentamos uma pesquisa sobre segmentações nao convencionais, hipossegmentação, hipersegmentação e segmentação híbrida, na escrita de alunos de 5o e 9o anos do Ensino Fundamental, realizada em uma escola da rede publica e em uma da rede privada da cidade de Joao Pessoa. Estruturas como denovo, grafada para "de novo”; so frendo grafada para “sofrendo”; e derre pente, grafada para "de repente" exemplificam, respectivamente, esses fenômenos. Os dados foram extraidos de um corpus 08 textos narrativos, constituído inicialmente por 161 textos, sendo 48 dos 5os anos (18 da escola publica – duas turmas – e 30 da escola particular) e 113 dos 9os anos (19 da escola publica e 94 da escola particular – tres turmas). Dentre as discussões teóricas que nos subsidiaram, temos estudos feitos por Bisol (1994, 1999, 2000 e 2004), Bortoni-Ricardo (2006), Cunha (2004), Cunha e Miranda (2008), Mattoso Camara (2004), Selkirk (1982, 1984), Silva (2014) e Tenani (2002). Apos a analise das narrativas, mapeamos a existencia de estruturas de segmentacao nao convencional em oito textos – cinco no 5o ano e tres no 9o ano da escola publica. Oito textos de uma turma do 5o ano da escola publica foram descartados porque optamos por nao identificar a identidade dos autores, e neles continham referencias ao autor e/ou a escola. Consideramos que o numero de achados nao foi significativo quantitativamente, mas acreditamos, a partir da leitura dos dados encontrados sobre o assunto na vasta literatura estudada, ser um problema recorrente em outras escolas e, por isso, decidimos ministrar uma minioficina para disponibilizar aos professores em questao informações sobre o funcionamento da língua, especificamente, acerca de processos fonológicos dos quais acreditamos podem decorrer as segmentações nao convencionais, e tambem uma proposta didática com exercicios que pudessem lidar com esses fenômenos. As atividades construidas tiveram como objetivo levar aos professores uma proposta de intervencao remediadora para os oito alunos que apresentam problemas de segmentacao no estudo, assim como para outros alunos em outras escolas que apresentarem o mesmo problema em constatacoes futuras. As atividades nao puderam ser aplicadas nas escolas trabalhadas devido a mudanca dos alunos do 9o ano para outras escolas e tambem a mudanca do professor do 5o ano.
Presidente - 338358 - DERMEVAL DA HORA OLIVEIRA
Externo à Instituição - IARA FERREIRA DE MELO