PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: CARLOS WILSON DE JESUS PEDREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS WILSON DE JESUS PEDREIRA
DATA: 10/04/2017
HORA: 10:00
LOCAL: SALA DO VALPB
TÍTULO: ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA SOBRE O ENSINO DA CONCORDÂNCIA DE NUMERO NO SINTAGMA VERBAL.
PALAVRAS-CHAVES: Sociolinguística; Variação; Concordância verbo-sujeito
PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Nesta pesquisa, investigamos os fatores que concernem a concordancia verbal de 3ª pessoa do plural nas producoes textuais dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Medio de duas escolas do municipio de Juazeiro-BA, sendo uma publica, localizada em um bairro periferico, e a outra privada, localizada proximo ao centro da cidade. A analise foi realizada segundo os principios da Sociolinguistica Laboviana (LABOV, 1996, 1972) para investigar os aspectos sociais e estruturais que condicionam o cancelamento da marca de numero entre o sujeito de terceira pessoa do plural e o seu verbo, a exemplo de: “Mudou muitas coisas daquele ano pra la”, “Passou as horas”, “Todos os alunos usasse os celulares”, “Eles fica reclamando”, assim como buscar promover o desenvolvimento mais proficiente da competencia linguistica dos alunos em relacao ao uso da concordancia verbal. Para tanto, analisamos as producoes textuais de 78 alunos, com base em dois generos textuais, sendo que 31 textos (13 Relatos Pessoais e 18 textos dissertativo-argumentativos) apresentaram ausencia de concordancia verbal. Os 47 textos restantes (entre Relato Pessoal e Texto Dissertativo-argumentativo) nao apresentaram ausencia de concordancia verbal. De uma forma geral, os resultados nos mostraram que independente do nivel de escolarizacao, ou ainda, de ser uma escola publica ou privada, o indice de nao concordancia verbal foi semelhante, uma vez que em 08 producoes do 9º ano da escola publica e 08 producoes da escola privada, totalizando 16 producoes e 08 producoes da 3ª serie da escola publica e 07 producoes da privada, totalizando 15 producoes, apresentaram desvios do uso de concordancia verbal. Percebemos que o genero relato pessoal nao foi tao propicio a incidencia de desvios de concordancia, mas no texto opinativo, que e um genero da argumentacao, a incidencia de desvios de concordancia foi bastante evidenciada. Porem, percebemos que muitos desses desvios acontecem em estruturas verbo-sujeito e com verbos que apresentam menos saliencia fonica como atestam pesquisas de Naro & Scherre (1997, 1999), Rodrigues (1987), Bortoni-Ricardo (1985). Assim, de posse desses dados, elaboramos e aplicamos uma sequencia de atividades sobre a concordancia verbo-sujeito, respaldadas nos principios sociolinguisticos, para que esses alunos pudessem compreender melhor as relacoes de concordancia e, portanto, utiliza-las de maneira mais proficiente.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338358 - DERMEVAL DA HORA OLIVEIRA
Externo à Instituição - IARA FERREIRA DE MELO
Interno - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA