PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: NICETTE NAVARRO ALMEIDA DA SILVA

DISCENTE: NICETTE NAVARRO ALMEIDA DA SILVA
DATA: 05/04/2017
LOCAL: Sala do VALPB
TÍTULO: Um olhar sobre a leitura de alunos do 4º ano após o período do ciclo de alfabetização do PNAIC
PALAVRAS-CHAVES: Leitura: Sequência de atividades; Avaliação
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo avaliar o nivel de leitura de alunos do 4º ano, que participaram da formacao do Pacto Nacional pela Alfabetizacao na Idade Certa (PNAIC), no ciclo de alfabetizacao e propor uma sequencia de atividades para melhoria no desempenho do nivel de leitura. Teoricamente nos apoiamos no material elaborado para a Formacao do PNAIC (2013, 2015), em Soares (2014), Marcuschi (2008) e na Avaliacao Nacional de Alfabetizacao (ANA). Metodologicamente, a pesquisa foi feita em uma escola municipal na cidade de Joao Pessoa, onde foram analisados os niveis de leitura em que participaram 29 alunos do referido ano. Foi realizada uma primeira avaliacao em que foram detectadas algumas dificuldades. Logo apos, foi criada uma sequencia de atividades para o desenvolvimento da aprendizagem e, entao, foi aplicada a segunda avaliacao para analisarmos o progresso cognitivo ocorrido. Ficou claro que o diagnostico, com seu real proposito de encaminhar estrategias para superacao dos problemas detectados, ajuda a superar as dificuldades e a conduzir o processo de ensino aprendizagem no foco das necessidades dos alunos.
Presidente - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Interno - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA