PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: JOELMA DOS SANTOS BARBOSA LINHARES GARCIA

DISCENTE: JOELMA DOS SANTOS BARBOSA LINHARES GARCIA
DATA: 10/04/2017
LOCAL: SALA DO VALPB
TÍTULO: A construção da produção textual dos educandos no Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Escrita. Ensino Fundamental.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: O objetivo do presente estudo e analisar, a luz da literatura e de uma vivencia em sala de aula, as acoes didatico-pedagogica e metodologica dos Professores de Lingua Portuguesa, tendo como foco a pratica da leitura e da escrita, a partir da literatura juvenil. A revisao seja ela bibliografica ou integrativa e a metodologia da pesquisa-acao constitui-se num metodo de pesquisa que permite ao pesquisador, uma avaliacao critica, bem como uma sintese das evidencias disponiveis na literatura sobre o tema investigado. Este estudo tem como tema a acao pedagogica do professor de lingua portuguesa na construcao da linguagem oral e escrita dos educandos, nos anos finais do ensino fundamental. O produto final constituira o estado atual do conhecimento, sobre a tematica em questao. Ate o momento constatamos que metodologias interativas, promovem ao menos o interesse do aluno em participar, atraves de suas proprias experiencias, dado ao percentual significativo de participacao das atividades propostas na pesquisa.
Externo ao Programa - 1475453 - ALINE CLEIDE BATISTA
Presidente - 1807415 - CELIA REGINA TEIXEIRA