PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: FABIA SOUSA DE SENA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIA SOUSA DE SENA
DATA: 06/04/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala do VALPB
TÍTULO: O letramento do aluno surdo na escola regular: perspectivas e desafios
PALAVRAS-CHAVES: Bilinguismo; Letramento; Aluno Surdo; Multimodalidade.
PÁGINAS: 139
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Neste trabalho, discutimos acerca do letramento do aluno surdo e alguns dos resultados obtidos a partir da execucao do projeto de intervencao realizado em uma escola publica de educacao integral que apresenta proposta de ensino bilingue para os sujeitos surdos no municipio de Joao Pessoa – PB. A presente pesquisa foi conduzida com base nos pressupostos teorico-metodologicos de pesquisa qualitativa de cunho etnografico. Verificamos, no presente estudo, como ocorre o letramento do aluno surdo e os desafios enfrentados por eles na realizacao e participacao das atividades propostas em sua segunda lingua. Na coleta de dados, utilizamos, como instrumentos para o alcance dos nossos objetivos, observacoes em sala de aula e aplicacao de questionarios aos gestores, alunos surdos e professores de lingua portuguesa atuantes no ensino fundamental II. Para fundamentar o nosso escrito, tomamos como referencia os estudos de Dorziat (1999; 2012), Kleiman (2007), Lodi e Lacerda (2014), Pereira (2000), Santana (2007), Schmiedt (2006), Skiliar (1998), Soares (2002), Quadros (2006), Stumpf (2009), dentre outros que norteiam os estudos sobre letramentos e letramento do aluno surdo, considerando a Lingua Brasileira de Sinais, a lingua natural do surdo, a qual, por meio dela, o sujeito podera se comunicar efetivamente com mundo a sua volta e se desenvolver cognitivamente. Os resultados da pesquisa obtidos por meio das observacoes, aplicacao de questionarios e realizacao de uma oficina com os alunos surdos, apontam que, atividades envolvendo os generos textuais, TICs e multimodalidade em sala de aula possuem uma grande aceitacao pela comunidade surda, contribuindo satisfatoriamente nao apenas com o processo de letramento do sujeito citado, mas de toda a comunidade escolar
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE
Interno - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Interno - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA
Externo ao Programa - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO