PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: EDILENE RITA SOBRINHO RAMOS

DISCENTE: EDILENE RITA SOBRINHO RAMOS
DATA: 10/04/2017
LOCAL: SALA DO VALPB
TÍTULO: O significado do ensino: implementação de práticas de leitura e escrita na EJA
PALAVRAS-CHAVES: Sequência de Atividades; Práticas do Letramento; EJA.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: O presente trabalho e resultado da implementacao de um Projeto de Intervencao Pedagogica realizado com alunos do III e IV ciclo da EJA Educacao de Jovens e Adultos, em uma Escola Municipal situada no Serido Paraibano. Objetivou implementar praticas de leitura e escrita por meio dos generos textuais, mas especificamente a entrevista e a memoria literaria, a fim de investigar as relacoes existentes entre as praticas de leitura e escrita dos alunos nesta modalidade. Verificando os respectivos desempenhos nas habilidades linguisticas utilizando os textos orais e expositivos, a partir de atividades de leitura e reflexao em sala de aula. A intencao foi fazer com que os alunos vivenciassem a pratica discursiva da producao e leitura de entrevistas e memorias literarias, identificando suas principais caracteristicas e a sua funcionalidade na sociedade, colocando-os, dessa forma, em situacoes reais de uso da linguagem oral e escrita. O trabalho com a memoria literaria teve a intencao de resgatar as lembrancas e um meio estrategico de vincular o ambiente em que os alunos vivem a um passado mais amplo e alcancar uma percepcao viva deste passado, o qual passa a ser nao somente conhecido, mas sentido pessoalmente, por meio da escrita. O procedimento de geracao dos dados, que ocorreu entre os meses de marco a julho de 2016, envolveu a aplicacao de sequencias de atividades, que possibilitou aos alunos a vivenciar as praticas do letramento materializado nas producoes textuais, alem da reflexao das experiencias das producoes construidas em um Diario de Bordo. O corpus de analise esta constituido com quatro atividades relacionadas ao genero entrevista, e os comentarios pessoais de tres diarios de bordo, e tres memorias literarias, entre os trintas sujeitos que formavam a turma. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como metodo, a pesquisa acao. O referencial teorico-metodologico do estudo esta constituido pelas contribuicoes oriundas das reflexoes sobre letramento e as habilidades de ler e escrever enquanto praticas sociais, e as concepcoes do ensino-aprendizagem de Lingua Materna, generos textuais, e as acoes do professor reflexivo sob o olhar de: ANTUNES (2003-2009); AZEREDO e SILVA (2013); BORTONI-RICARDO (2008); LERNER (2002); MARCUSCHI (2010); SOARES (2012); SCHWARTZ (2012); SOLE (1998) entre outros. Os resultados da analise revelaram que os alunos pesquisados da EJA tem caracteristicas especificas, se comparados aos alunos do ensino regular, salientando-se o contato reduzido com praticas de leitura e escrita, o que revelou dificuldades na aprendizagem da escrita, porem as participacoes orais foram bastante significativas o que contribuiu para o trabalho com os generos propostos. No entanto, registramos nos textos dos sujeitos pesquisados a instabilidade na representacao da escrita, caracteristica de individuos com baixo nivel de letramento ao que correspondem as habilidades linguisticas.
Presidente - 2423105 - JOSETE MARINHO DE LUCENA
Interno - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA