PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: AGILCÉLIA CARVALHO DOS SANTOS

DISCENTE: AGILCÉLIA CARVALHO DOS SANTOS
DATA: 07/04/2017
LOCAL: sala do valp
TÍTULO: Homossexualidade na escola pública: o dito no silêncio e na disciplina.
PALAVRAS-CHAVES: Gênero; Sexualidade; Educação e currículo.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Esse artigo tem como objetivo analisar os enunciados discursivos numa perspectiva foucaultiana nos textos argumentativos dos alunos do 3º ano do ensino medio da Escola Poeta Manoel Bandeira em Olinda, com o intuito de compreender qual a representacao desses alunos em relacao a diversidade sexual e os direitos dos alunos homossexuais dessa referida Instituicao. A escola como agencia do conhecimento proporciona a desideologizacao e, consequentemente o acolhimento solidario das pessoas que se comportam de uma forma diferenciada em relacao a heteronormatividade? Apesar da incompletude dessa pesquisa podemos perceber que os tabus e o silencio ainda imperam na escola e isso contribui para a evasao, o fracasso academico e pessoal desses jovens e adolescentes que, por nao suportarem a pressao fisica e psicologica se voltam para o uso de drogas, tentam e/ou praticam o suicidio, passam a vida fugindo de si mesmas e nao conseguem desenvolver relacoes sociais saudaveis com parceiros e com a sociedade de maneira geral. E possivel observar que o bullyng homofobico tambem contribui com a indisciplina uma vez que a escola nao procura resolve-lo de forma eficaz. Felizmente algumas escolas ja despertaram para a urgencia de discutir genero e diversidade sexual como forma de diminuir o odio e a intolerancia, minimizando, dessa forma os serios problemas educacionais e sociais.
Presidente - 337212 - ANA CRISTINA DE SOUSA ALDRIGUE
Interno - 6336968 - ELIANE FERRAZ ALVES