PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: JOSIVETE SANTOS DA COSTA

DISCENTE: JOSIVETE SANTOS DA COSTA
DATA: 10/04/2017
LOCAL: Sala da PRG/Reitoria
TÍTULO: A NOTÍCIA E SUAS MÚLTIPLAS CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
PALAVRAS-CHAVES: Notícia; Compreensão leitora; Ensino Aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A proposta de trabalho tem preocupacao de discutir a pratica da leitura dos alunos do 5° Ano do Ensino Fundamental, considerando a compreensao e a aprendizagem significativa do que propoe o Genero Noticia. Para tal, partiu-se da hipotese de que o uso continuo da Noticia na formacao de leitores podera minimizar as dificuldades encontradas entre os discentes do Ensino Fundamental. Para avaliar tal hipotese, considerou-se como aportes teoricos nas estrategias de leitura (SOLE, 1998); concepcoes de Genero Textual (MARCUSCHI, 2003), Leitura e Concepcao de Leitura (KLEIMAN, 2013), Generos textuais (KOCH; ELIAS, 2006) e dos documentos oficiais dos PCN. Quanto a metodologia utilizada na pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa-acao por considerar ser relevante utilizar uma proposta de intervencao pedagogica, dividida em duas partes: uma, de carater teorico para fundamentar uma pratica de trabalho para a Escola Basica; e outra, de carater pratico – uma proposta de trabalho de intervencao com a utilizacao do Genero Noticia aos discentes do 5º Ano do Ensino Fundamental.
Interno - 6336968 - ELIANE FERRAZ ALVES
Externo ao Programa - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU