PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: TATIANA DANTAS DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANA DANTAS DO NASCIMENTO
DATA: 20/04/2017
HORA: 16:00
LOCAL: SALA DO VALPB
TÍTULO: Os reflexos da Variação das vogais pretônicas finais /o/ e /e/ no processo de Aquisição da Escrita de Jovens e Adutos
PALAVRAS-CHAVES: Variação fonético-fonológica; Alçamento das vogais postônicas finais; Aquisição de escrita dos Jovens e Adultos
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: O objetivo deste projeto foi possibilitar ao pesquisador investigador a oportunidade de refletir sua pratica, por meio de oficinas didatico-pedagogicas aplicadas a 15 alunos do Ciclo I da Educacao de Jovens de Adultos de uma escola publica do municipio de Joao Pessoa. Centrado no genero textual lista, contem estrategias didaticas para trabalhar o alcamento das vogais postonicas finais /e/ e /o/ tao presente na fala e o seu reflexo na escrita, principalmente daqueles que estao em processo de aquisicao. Esse genero textual foi selecionado por estar bastante presente na vida profissional desses alunos que ja conhecem e compreendem a sua finalidade e utilidade. Com isso, visamos a articulacao entre os processos de alfabetizacao e letramento, possibilitando vivenciar o que Soares (2009) denominou de alfabetizar letrando. O conjunto de oficinas didaticas foi elaborado respeitando a variante oral do aluno, mas com o proposito de ampliar seu conhecimento a forma apropriada a escrita. Sendo assim, para trabalhar o fenomeno da variante em questao, fez-se necessario conhecer a sociolinguistica e as variacoes linguisticas, principalmente as fonetico-fonologicas. Neste sentido, buscamos levar os discentes a compreensao de que as vogais medias /e/ e /o/ sao geralmente pronunciadas /i/ e /u/ em silabas atonas, pretonicas postonicas (BORTONI-RICARDO, 2004, p.80), e, em especifico, discutir o alcamento das postonicas finais, como em bolo  bol[u] e em doce  doc[i], bastante produtivo no portugues brasileiro. Por nao ser estigmatizado, esse processo acaba sendo falado por pessoas de diferentes classes sociais e niveis de letramento, porem o mesmo nao acontece na escrita, ja que e uma modalidade da lingua que exige adequacao ao padrao ortografico. Nessa direcao, o papel do professor e extremamente importante para criar situacoes e estrategias de intervencao que auxiliem os alunos a compreender que certas variantes usadas na oralidade nao sao adequadas a escrita.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 338358 - DERMEVAL DA HORA OLIVEIRA
Presidente - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA
Externo ao Programa - 1653821 - RUBENS MARQUES DE LUCENA