PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: IVANILDO FELIX DA SILVA JUNIOR

DISCENTE: IVANILDO FELIX DA SILVA JUNIOR
DATA: 14/07/2017
LOCAL: SALA DO VALPB
TÍTULO: O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO NO YOUTUBE: UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL
PALAVRAS-CHAVES: Anúncio publicitário; Youtube; Produção de texto
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo geral desenvolver um projeto didatico voltado a ampliar a competencia da escrita e da oralidade de alunos do1º periodo doCurso de Publicidade e Propaganda, a partir da producao do genero anuncio publicitario no suporte Youtube. Como objetivos especificos, pretendiamos: (I) Refletir sobre as caracteristicas sociocomunicativas do genero anuncio publicitario no suporte Youtube; (II) Elaborar e aplicar uma proposta de producao do genero anuncio publicitario junto a alunos doPublicidade e Propaganda; (III) Analisar a producao textual dos alunos, a fim de verificar quais caracteristicas sociocomunicativas do genero anuncio publicitario se destacaram em suas producoes. Para realizacao dos objetivos propostos, alicercamo-nos na Pesquisa Acao. Alem disso, adotamos como procedimentos metodologicos: o levantamento bibliografico e a aplicacao de um projeto didatico.Os resultados demonstram que os anuncios publicitarios produzidos pelos alunos corresponderam as caracteristicas sociocomunicativas desse genero discursivo. Tanto os anuncios da producao inicial, quanto os da producao finalcorresponderam aos criterios de analise propostos: consonancia com a funcao social do genero anuncio publicitario, sintonia com os aspectos tematicos do genero, sintonia com os usos da linguagem tipicos do genero e mobilizacao de estrategias argumentativas tipicas do genero anuncio. Em termos de conclusao, ressaltamos que, no suporte Youtube, a producao do anuncio publicitario envolve os usos da fala. Isso faz com que esse genero estimule a promocao de praticas de oralidade no ambito educacional.Com a utilizacao desse genero discursivo, realizamos um trabalho voltado a ampliaro desenvolvimento das praticas de oralidade dos alunos envolvidos nesse projeto. Com isso, os saberes adquiridos com a apropriacao das caracteristicas sociocomunicativas do genero anuncio publicitario, principalmente os saberes que aludem aos usos da fala e das suas formalidades, podem ser utilizados nas praticas corriqueiras dos alunos. Nesse sentido, contribuir para a formacao de usuarios competentes da lingua solicita dos(as) docentes a realizacao de um trabalho atrelado a apropriacao dos generos.
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Externo ao Programa - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES