PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LYEDJA SYMEA FERREIRA BARROS CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LYEDJA SYMEA FERREIRA BARROS CARVALHO
DATA: 17/03/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Campus I - João Pessoa
TÍTULO: APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DAS TIC NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
PALAVRAS-CHAVES: Formação docente, Letramento digital, Aprendizagem colaborativa, Recursos digitais
PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: Neste trabalho, discutimos alguns dos resultados obtidos a partir da execução do projeto de intervenção com professores de Língua Portuguesa, lotados em uma Escola Pública do Ensino Médio no município de Tabira-PE, no Sertão Pernambucano. A investigação, de caráter qualitativo, foi amparada por uma abordagem etnográfica colaborativa sobre a formação do professor de Língua Portuguesa e seu exercício docente, procurando investigar se as Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) e sua concepção colaborativa estão integradas à prática dos docentes de Língua Portuguesa, Nesse contexto, no presente estudo, verificamos de que forma as tecnologias impactaram mudanças nos processos de ensino e de aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa. A coleta de dados deu-se por meio da pesquisa com abordagem qualitativa: através da entrevista estruturada, registrada em gravador de áudio e, posteriormente, transcrita. Como participantes de pesquisa, estão cinco professores de Língua Portuguesa, do Ensino Médio. Para fundamentar o estudo, tomamos como referência os estudos de Levy (2010), Rojo (2013), Ferreiro (2013), Gomes (2009), Araújo (2016), Moran (2013), Gabriel (2013), entre outros, que norteiam os estudos sobre letramentos e análise das estratégias utilizadas para integrar as tecnologias às atividades práticas em sala de aula. Conforme dados coletados, os resultados da proposta de intervenção no presente estudo apontam para a importância do conhecimento sobre o uso das TICs no processo de ensino e de aprendizagem e revelam que diferentes tecnologias de escrita geram diversos estados ou condições naqueles que delas fazem uso em suas práticas de leitura e escrita. A pesquisa revela, também, que os usos dos Recursos Educacionais Digitais, assíncronos, desenvolvem os letramentos multissemióticos, podendo também ser um incentivo à produção textual e a autoria dos estudantes, além de motivar ao processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos, despertando o interesse, a participação e colaboração, motivando os alunos a vislumbrar novos conceitos de produção e de autoria colaborativa nas aulas de Língua Portuguesa com usos das tecnologias.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Externo à Instituição - MARIA DE FATIMA DE SOUZA AQUINO