PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

Banca de DEFESA: KAROLINE COSTA NASCIMENTO

DISCENTE: KAROLINE COSTA NASCIMENTO
DATA: 10/04/2017
LOCAL: Campus I - João Pessoa
TÍTULO: O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
PALAVRAS-CHAVES: Aplicativos móveis. Mobile Learning. Ensino. Língua inglesa.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: O presente trabalho tem como principal tema o uso dos aplicativos moveis como ferramenta pedagogica no ensino de lingua inglesa. Para isso, ao longo da pesquisa apresentamos um resgate historico referente ao ensino de lingua estrangeira no Brasil, as implicacoes no ensino de lingua inglesa das mudancas na legislacao especifica e apresentamos um panorama atual do ensino de lingua inglesa nas escolas regulares brasileiras; alem disso, apresentamos os conceitos de Tecnologia da Informacao e Comunicacao (TIC), multiletramentos, mobile learning e expomos as iniciativas de promocao dessa modalidade de aprendizagem em diversos paises. Numa perspectiva etnografica e colaborativa, o trabalho foi desenvolvido com alunos das series finais do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Campos localizada em Joao Pessoa- PB. Para tal, apresentamos nossa proposta de trabalho aos alunos e a equipe gestora da Instituicao, posteriormente, mediante a adesao dos envolvidos na pesquisa, realizamos uma atividade na qual os alunos pesquisaram e utilizaram aplicativos moveis direcionados ao ensino de linguas estrangeiras. Na sequencia, os resultados das atividades com os aplicativos moveis foram apresentados pela turma. Em outro momento, foi elaborada uma oficina direcionada aos alunos de outras turmas e aos pais, tendo como objetivo apresentar um aplicativo movel direcionado ao ensino de lingua inglesa selecionado pela turma participante. A ultima etapa da nossa investigacao foi proposta pelos alunos e consistiu no uso de aplicativos moveis mais populares entre eles, utilizando apenas lingua inglesa para mediar os contatos e a comunicacao nesses espacos virtuais. Os resultados dessa pesquisa mostram a importancia do uso dos aplicativos moveis, assim como das tecnologias digitais contemporaneas no processo de ensino e aprendizagem de lingua inglesa. Dessa forma, esperamos com essa investigacao que, com o advento das TIC e fomentacao nas discussoes em torno da mobile learning, que a sala de aula seja um espaco de construcoes coletivas, de aprendizagens compartilhadas e despertar um olhar critico diante do que a tecnologia digital tem a disposicao do ensino e aprendizagem de lingua inglesa.
Presidente - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL