PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO MARTINS DE ARAÚJO JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO MARTINS DE ARAÚJO JÚNIOR
DATA: 23/03/2018
LOCAL: Sala de Reuniões CCHLA
TÍTULO: Efeitos de uma Intervenção Breve de Autocompaixão sobre Respostas Cardíacas em uma Situação Virtual de Estresse Social
PALAVRAS-CHAVES: Ansiedade social; Meditação; Realidade Virtual; Variabilidade da frequência cardíaca.
RESUMO: O presente projeto visa investigar o efeito de uma prática breve com foco em aceitação, compaixão e autocompaixão, em respostas cardíacas geradas em uma situação virtual de estresse social. Tem como amostra estudantes universitários, de ambos os sexos, maiores de 18 anos, residentes na região metropolitana de João Pessoa. Conta, inicialmente, com um levantamento exploratório (N≥400) através da aplicação de instrumentos online de autocompaixão, traço de ansiedade, ansiedade social e dificuldades na regulação emocional. Em seguida, vale-se de um protocolo experimental (N≥60) com delineamento 2 (pré- vs pós-intervenção) x 2 (intervenção vs sham), utilizando-se de equipamentos de realidade virtual para simular um ambiente eliciador de estresse social e medidas de frequência / variabilidade cardíca (HR / HRV).
Presidente - 1668604 - LUIZ CARLOS SERRAMO LOPEZ
Interno - 1883779 - FLAVIO FREITAS BARBOSA