PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CALLINE PALMA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CALLINE PALMA DOS SANTOS
DATA: 29/08/2019
LOCAL: sala 512
TÍTULO: Das oscilações hipocampais e parietais durante o medo
PALAVRAS-CHAVES: Eletrofisiologia; Memória; Condicionamento clássico
PÁGINAS: null
RESUMO: Por sua grande relevância na sobrevivência e adaptabilidade das espécies, a memória tem sido continuamente estudada no universo acadêmico. No presente projeto, o foco foi direcionado a um tipo de memória explícita conceituada como memória episódica, a qual traz a possibilidade de armazenar eventos ou episódios que tragam os componentes o quê, quando e onde. É nesta perspectiva que os estudos em eletrofisiologia tem auxiliado na compreensão dos mecanismos envolvidos neste tipo de processamento, visto que, a literatura tem indicado uma possível relação entre as oscilações neuronais e os processos envolvidos na neurobiologia da memória. Aqui, a atenção foi direcionada para os ritmos teta-gama. Assim, o objetivo do estudo é analisar os correlatos eletrofisiológicos teta-gama observados na sub-região CA1 hipocampal e no córtex parietal posterior durante o condicionamento contextual de medo e ciclo sono-vigília em ratos. Os procedimentos metodológicos utilizados serão fundamentados na teoria do condicionamento clássico pavloviano, um dos paradigmas comumente utilizados nos estudos de memória. No design experimental proposto será utilizado um total de 12 ratos Wistar machos, divididos entre padronização da tarefa e registro eletrofisiológico associado à execução da tarefa. As duas tarefas consistirão em: tarefa de medo condicionado ao contexto por choque e por odor. Após a realização da padronização da tarefa comportamental, os animais serão submetidos à cirurgia para implante dos eletrodos na camada de CA1 hipocampal e córtex parietal posterior, visando análise dos registros de sinal dos comportamentos. Os resultados obtidos serão analisados por meio de rotinas do MATLAB e correlacionados com as expressões comportamentais, com a finalidade de compreender os mecanismos envolvidos no processamento deste tipo de memória, a partir da utilização deste delineamento experimental.
Presidente - 1883779 - FLAVIO FREITAS BARBOSA
Interno - 004.488.400-14 - LEANDRO RODRIGO RIBEIRO - UFPB