PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRIELY DOS SANTOS CORDEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRIELY DOS SANTOS CORDEIRO
DATA: 25/03/2020
LOCAL: Sala de Multimeios do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
TÍTULO: TDAH e funções executivas: análise da presença de moderação da variável nível socioeconômico
PALAVRAS-CHAVES: TDAH, função executiva, status socioeconômico, neuropsicologia
RESUMO: Crianças com diagnóstico de TDAH apresentam altos níveis de desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade. Apesar de já ser um transtorno bastante conhecido e estudado, ainda pairam dúvidas sobre quais habilidades devem ser examinadas para uma avaliação apropriada. É sabido que crianças com TDAH apresentam déficits em funções executivas e desempenho cognitivo em relação àquelas com desenvolvimento típico, contudo, se variáveis sociais também podem afetar o desempenho, ainda é um ponto a ser estudado. Neste trabalho será apresentada a construção de um protocolo amplo para avaliação neuropsicológica de crianças com queixas de desatenção e/ou hiperatividade, além de que será avaliado se variáveis sociais exercem efeito moderador sobre a relação entre TDAH e desempenho em funções executivas. A amostra será composta por dois grupos: um grupo experimental composto por 30 crianças recrutadas por demanda livre a partir do ambulatório de dificuldades de aprendizagem e déficits de atenção, o qual funciona no setor de Psiquiatria do HULW; e um grupo controle composto por 30 crianças com desenvolvimento típico recrutadas a partir de escolas públicas ou particulares do município de João Pessoa. Serão utilizados os seguintes instrumentos: Anamnese; SNAP-IV (Roteiro de perguntas baseado no DSM-5); Questionário de capacidades e dificuldades; Bateria Psicológica para avaliação da atenção; Coleção NEUPSILIN; Coleção NEUPSILIN-Inf; Tarefa Informatizada de Memória de Trabalho para Crianças; Paradigma Go/No Go; Teste Wisconsin de Classificação de Cartas; Teste dos Cinco Dígitos; Critério de Classificação Econômica Brasil; Teste de inteligência não verbal para crianças (R-2); e Teste de Inteligência Geral Não-verbal (TIG-NV). A participação ocorrerá de forma voluntária e mediante assinatura dos Termos de Consentimento Livre e Esclarecido e Termo de Assentimento para Participante Menor de Idade. Para a análise dos dados será utilizado o auxílio do software IBM SPSS, versão 22, no qual serão realizadas análises descritivas dos dados, testes de normalidade, análises de correlação e regressão. Além disso, serão realizadas também análises de moderação. O presente projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética do HULW.
Presidente - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Interno - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO