PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYRA FERREIRA DE FREITAS MONTENEGRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYRA FERREIRA DE FREITAS MONTENEGRO
DATA: 30/03/2020
LOCAL: sala 404B
TÍTULO: Eletroacupuntura no tratamento do zumbido
PALAVRAS-CHAVES: Zumbido; Eletroacupuntura; eletroestimulação; acupuntura.
RESUMO: O zumbido é um sintoma comumente definido como uma percepção sonora que pode se manifestar nos ouvidos ou na cabeça sem que haja uma fonte externa geradora de som. Acomete cerca de 15% da população mundial, sendo mais prevalente entre os indivíduos com mais de 60 anos de idade, 33%. Devido à grande variedade etiológica e à subjetividade do sintoma, o tratamento efetivo do zumbido se mostra um desafio. Várias modalidades terapêuticas da medicina complementar e alternativa vêm sendo propostas para essa patologia, e dentre elas, a acupuntura vem se destacando na literatura científica, e mais recentemente, sobretudo, a eletroacupuntura. A acupuntura é uma técnica originária da china que envolve a inserção e manipulação de agulhas pelo corpo na intenção de promover saúde e tratar doenças. Estudos demonstram que essa técnica com agulhas promove uma carga elétrica no local onde é inserida, desencadeando potenciais de ação a fim de reequilibrar o sistema neurofisiológico e, nesse caso específico, a função do núcleo olivococlear. A Eletroacupuntura envolve a estimulação elétrica dos pontos de acupuntura (acupontos) através de eletrodos conectados nas agulhas. Acredita-se que os impulsos elétricos possam intensificar o estímulo nesses locais e um dos fatores que parecem estar envolvido é a distribuição e concentração de íons nos tecidos. Poucos estudos foram realizados utilizando estimulação elétrica através das agulhas de acupuntura no zumbido, sendo o seu efeito ainda pouco investigado. Objetivo: investigar o efeito da eletroacupuntura em pacientes com zumbido. Métodos: Será realizado um ensaio clínico randomizado duplo cego, por meio da alocação dos indivíduos com zumbido previamente triados, em dois grupos: grupo ativo com tratamento de eletroacupuntura e um grupo sham, com a simulação de um tratamento de eletroacupuntura. O tratamento se dará em 10 sessões, 2 sessões por semana, com duração de 30 minutos cada. Todos os indivíduos serão avaliados antes e 15 dias após as 10 sessões do tratamento, por meio de audiometria, impedanciometria, Escala visual Analógica e Inventário de Handicap do Zumbido. As avaliações e o tratamento serão realizados em parceria entre o Departamento de Fonoaudiologia da UFPB e o Hospital Universitário Lauro Wanderley. Resultados esperados: Espera-se alívio ou diminuição do sintoma.
Interno - 3054906 - SUELLEN MARY MARINHO DOS SANTOS ANDRADE
Externo à Instituição - EKTOR TSUNEO ONISHI