PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de DEFESA: THIAGO REGIS GOUVEIA LIMA

DISCENTE: THIAGO REGIS GOUVEIA LIMA
DATA: 25/03/2020
LOCAL: via videoconferência
TÍTULO: UTILIZAÇÃO DE MEDIDAS DE MEMÓRIA VISUOESPACIAL NA DIFERENCIAÇÃO DE COMPROMETIMENTOS COGNITIVOS LEVES VASCULAR E DEGENERATIVO
PALAVRAS-CHAVES: Disfunção Cognitiva, Neurodegeneração, Vascular, Memória, Visuoespacial
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A proporção de idosos na população vem se expandindo rapidamente em todo o mundo. Tendo em vista o caráter de risco desta parcela da sociedade para o desenvolvimento de transtornos neurodegenerativos, torna-se cada vez mais relevante os estudos voltados a esta faixa etária. No continuum das patologias demenciais há uma fase prodrômica denominada comprometimento cognitivo leve (CCL) que vem sendo amplamente estudada desde os anos 1990. Da mesma forma que os transtornos demenciais podem ter diversas origens (degenerativa, vascular, psiquiátrica, traumática), o mesmo ocorre nos CCLs. Distinções dos CCL foram feitas baseadas nos domínios cognitivos afetados, no entanto é importante que seja facilitada a categorização do comprometimento pela etiologia, com o objetivo de se formular um prognóstico mais preciso para tais quadros. Considerando que as duas causas mais frequentes de CCL são degenerativa e vascular, e que apesar da sugestão de que haveria maior afetação da memória visuoespacial associado aos pacientes vasculares, a literatura é inconclusiva, é proposto um estudo comparando pacientes com CCL vascular (N = 13), degenerativo (N = 7) e um grupo controle (N = 23) para a observação e comparação do desempenho em uma tarefa de memória visuoespacial de apresentação sequencial (RULIT) e uma simultânea (La Ruche) para compreender os padrões de comprometimentos. Encontramos que ambos os grupos apresentaram déficit quando comparados ao GC, mas padrões divergentes foram revelados, visto que diferente do apresentado pela literatura, o grupo vascular trouxe melhores resultados que o degenerativo na tarefa sequencial, enquanto demonstrou pior resultado na tarefa simultânea. Em ensaio de reconhecimento o grupo vascular também foi superior. Isto mostra a relevância da utilização de tarefas diferentes de memória visuoespacial, em oposição ao fato de que usualmente é utilizada apenas um instrumento, de base construtiva, no contexto de avaliação neuropsicológica.
Presidente - 2745539 - BERNARDINO FERNANDEZ CALVO
Interno - 224.118.948-05 - RICARDO BASSO GARCIA - UFPB