PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ANDRIELY DOS SANTOS CORDEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRIELY DOS SANTOS CORDEIRO
DATA: 30/10/2020
HORA: 09:00
LOCAL: http://meet.google.com/mkw-qbbj-xkc
TÍTULO: ANÁLISE DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS INFANTIS: ANTES E DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: COVID-19, função executiva, neuropsicologia.
PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Cognitiva
RESUMO: Funções executivas são consideradas habilidades cognitivas importantes para o desenvolvimento saudável de crianças, o bom funcionamento das funções executivas pode auxiliar no sucesso acadêmico e nas relações interpessoais. São definidas como processos de ordem superior que possibilitam às pessoas manter informações na mente e manipulá-las, inibir ações automáticas, e ainda ser capaz de agir de forma flexível frente à obstáculos em busca da realização de uma meta. Pesquisar formas de análise do funcionamento executivo infantil pode auxiliar os psicólogos da infância e adolescência a compreender as possíveis dificuldades nesse funcionamento, como também é relevante compreender como o funcionamento executivo pode ser alterado durante um período extenso de isolamento social. Tendo em vista a importância dos instrumentos para a avaliação psicológica e da compreensão acerca do funcionamento executivo, a presente pesquisa teve como proposta realizar dois estudos. O estudo 1 teve como objetivo construir e analisar as propriedades psicométricas da Escala de estórias para análise de funções executivas infantis: versão para pais. O estudo 2 analisou a existência de diferenças no funcionamento executivo nos momentos antes e durante o isolamento social ocasionado pela pandemia por COVID-19, além de identificar a possível relação entre a idade da criança, ano escolar e as dificuldades apresentadas em funções executivas, e verificar as diferenças no desempenho das crianças de acordo com o sexo ou com a presença de dificuldade escolar. Participaram dos estudos 338 pais/responsáveis de crianças com idades entre seis e 11 anos de idade (M=8,42; DP=0,91), a coleta de dados dos dois estudos foi realizada em formato digital e os dados foram analisados com auxílio do IBM SPSS Statistics, versão 26. Para o estudo 1, inicialmente foram elaborados os itens da escala, os quais passaram por análise de especialistas, posteriormente, foi analisado o número de fatores da escala a partir do método de Análise Fatorial Exploratória (AFE) com análise de componentes principais, tendo sugerido que trata-se de um instrumento unifatorial. Foram consideradas cargas fatoriais >0.40 para a aceitação do item como adequado, três itens foram excluídos por apresentarem carga fatorial abaixo do valor mínimo estabelecido. A confiabilidade da escala foi testada pela análise de consistência interna através do Alfa de Cronbach (α), com a configuração inicial (α = 0.78), que indica um índice de confiabilidade aceitável. Ao excluir os itens que apresentaram cargas fatoriais baixas, o valor aumentou (α = 0.80), indicando um adequado índice de confiabilidade. Foram apresentados dados preliminares de normatização da escala. Os resultados, obtidos através do estudo 2, revelaram que as crianças apresentaram maior dificuldade nas funções executivas durante o isolamento social ocasionado pela COVID-19, quando comparado ao momento antes do isolamento (Z = -10,232; p = 0,0001; r = -0,556). Foi observado que a idade (Antes: e o ano escolar (Antes: ρ= -0,186; p<0,01. estavam correlacionados com as dificuldades em funções executivas, quanto maior a idade e quanto maior o nível escolar, menor a dificuldade. As ρ= -0,182; p<0,01. Durante: ρ= -0,120; p<0,05) Durante: ρ= -0,120; p<0,05) dificuldades foram influenciadas pelo sexo (Antes: U=10564,500; p=0.0001; r = -0,224. Durante: U=11112,000; p=0.0001; r = -0,191) e pela presença de dificuldade escolar (Antes: U=5794,000; p=0.0001; r = -0,376. Durante: U=6477,000; p=0.0001; r = -0,329), de forma que as crianças do sexo masculino e aquelas que possuem dificuldade escolar manifestaram maior prejuízo em funções executivas. Esse trabalho contribui com a apresentação de uma escala para análise de funções executivas em crianças, com o diferencial da inclusão de estórias com situações cotidianas. Ademais, colabora com uma melhor compreensão de como as crianças são afetadas em situações de crise, como é o caso do isolamento social provocado pela pandemia por COVID-19, ocorrida em 2020.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Interno - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO
Externo à Instituição - RAUNI JANDÉ ROAMA ALVES