PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: GESSIKA ARAUJO DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GESSIKA ARAUJO DE MELO
DATA: 19/03/2021
HORA: 14:00
LOCAL: PPGNEC
TÍTULO: Efeitos da neuromodulação associada à fisioterapia em sintomas da fibromialgia e seus correlatos eletroencefalográficos.
PALAVRAS-CHAVES: Fibromialgia; Dor; Ansiedade; Depressão; Eletroencefalograma; Estimulação transcraniana por corrente contínua.
PÁGINAS: 170
RESUMO: A fibromialgia (FM) é uma condição em que há presença de dor crônica generalizada, caracterizada por fadiga, distúrbios do sono e sintomas cognitivos, como ansiedade e depressão. Nesse contexto, a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) emerge como uma técnica importante, complementar à fisioterapia, capaz de modular a atividade elétrica cortical. O presente estudo analisou os efeitos da neuromodulação associada à fisioterapia sobre sintomas da fibromialgia e seus correlatos eletroencefalográficos. Os capítulos iniciais tratam da análise do perfil sociodemográfico e clínico de indivíduos com FM, apresentando as características gerais e as principais comorbidades presentes em uma amostra de pacientes do município de João Pessoa – PB. São descritos os recursos fisioterapêuticos para a FM, enfatizando a importância do tratamento convencional para a manutenção da funcionalidade e qualidade de vida nessa população. Sequencialmente, analisaram-se as aplicabilidades da estimulação transcraniana por corrente contínua para os sintomas psicológicos desses indivíduos, assim como seu potencial efeito placebo no quadro clínico geral da FM. Também foi abordado como o EEG pode ajudar na avaliação ou auxiliar no monitoramento da resposta ao tratamento na FM, assim como a possível existência de correlação entre os sintomas psicológicos e atividade eletrofisiológica cortical na FM. O protocolo para ensaio clínico randomizado integra o percurso metodológico do estudo desenvolvido, o qual resultou na abordagem dos efeitos da ETCC complementar à fisioterapia na FM. Este estudo empírico analisou a fisioterapia como terapêutica convencional e a ETCC enquanto complementar no tratamento de sintomas presentes na FM. Por fim, analisaram-se os possíveis efeitos do isolamento social decorrente da pandemia da COVID-19 nas mulheres com FM que estavam sendo acompanhadas pelo presente projeto de pesquisa, dado o novo contexto ao qual estas mulheres foram expostas. De maneira geral, os resultados apontam que o EEG pode ser um bom recurso para avaliação e acompanhamento da resposta ao tratamento em mulheres com FM. Para essa população, observou-se que a ETCC pode ser considerada uma técnica capaz de auxiliar na melhora da dor, ansiedade e depressão. Por último, percebeu-se que o isolamento social decorrente da pandemia da COVID-19 exerce influência na dinâmica social, podendo ser um agravante dos sintomas pré-existentes da FM, como dor, ansiedade, depressão e qualidade de vida.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1657913 - NELSON TORRO ALVES
Externo ao Programa - 2175138 - ADRIANA CARLA COSTA RIBEIRO CLEMENTINO
Externo à Instituição - GABRIEL GAUDENCIO DO REGO