PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: PATRICIA KARLA URQUIZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA KARLA URQUIZA
DATA: 27/03/2017
HORA: 14:00
LOCAL: SALA 407 CCHLA Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: EFEITOS AGUDOS DA ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA ASSOCIADA AO TREINO MOTOR EM HEMIPARÉTICOS E VOLUNTÁRIOS E SAUDÁVEIS
PALAVRAS-CHAVES: AVC. Estimulação Cerebral por Corrente Contínua. Córtex Motor. Eletroencefalograma. Destreza Manual. Imagética Motora.
PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
ESPECIALIDADE: Psicobiologia
RESUMO: Os deficits neurologicos decorrentes do AVC podem variar quanto a intensidade e quanto a duracao dos sintomas, sendo uma importante causa de incapacidade e afastamento do trabalho devido as sequelas, sendo a hemiparesia uma das mais caracteristicas. Objetivos: Investigar os efeitos agudos da ETCC associado ao treino motor em voluntarios hemipareticos e voluntarios saudaveis por meio de medidas eletrofisiologicas e funcionais. Metodos: Um total de 5 sujeitos hemipareticos (GP) passou em momentos distintos e conforme aleatorizacao pelas Condicoes A e B. Nas duas condicoes, foi realizada ETCC associada a um treino motor com o membro paretico. Na Condicao A o individuo recebeu estimulacao anodica no hemisferio cerebral afetado e na Condicao B, este recebeu estimulacao catodica no hemisferio cerebral nao afetado. No grupo de voluntarios saudaveis (GS), 10 individuos saudaveis, apos randomizacao, foram divididos entre as duas condicoes. Para avaliacao foram utilizados as escalas Box and Blocks Test (BBT), teste dos Nove Buracos e Pinos (9HPT), Dinamometria de Preensao Manual (DPM) e Eletroencefalografia (EEG) em em 3 tempos distintos: T0, linha de base, T1, pos ETCC, e T2, pos treino motor. Resultados: Nas medidas funcionais, foi encontrado resultado estatisticamente significativo no GP em relacao ao membro paretico para o BBT entre T0 e T1 (p=0,035) e para o 9HPT entre T0 e T2 (p=0,038). No GS, foi encontrada diferenca estatisticamente significativa apenas entre T0 e T2 no 9HPT (p=0,044). Na eletrofisiologia foi encontrada diferenca estatisticamente significativa no GS durante a imagetica motora no espectro de alfa entre os tres tempos (p=0,005) e na banda beta entre T0 e T2 (p=0,028) na movimentacao do index nao dominante. No GE, uniao do GP e do GS, foi encontrada diferenca estatisticamente significativa na banda de teta nos tres tempos (p=0,018) durante a tarefa de imagetica motora e em alfa e beta (T0 e T1, p=0,021; T0 e T2, p=0,021) durante a movimentacao do index. Conclusao: O protocolo proposto foi capaz de gerar e identificar respostas positivas em relacao ao uso da ETCC e do treino motor na destreza manual tanto em voluntarios hemipareticos quanto em sujeitos saudaveis. Sugere-se em estudos posteriores a adicao de um grupo com estimulacao simulada para evidenciar melhor a contribuicao isolada da ETCC e do treino motor.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1347318 - NATANAEL ANTONIO DOS SANTOS
Interno - 049.323.024-60 - SUELLEN MARY MARINHO DOS SANTOS ANDRADE - UFPB
Externo ao Programa - 337318 - HELEODORIO HONORATO DOS SANTOS