PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOYCE KELLY MONTEIRO DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOYCE KELLY MONTEIRO DE CARVALHO
DATA: 30/06/2021
LOCAL: meet.google.com/rbq-vnus-ieo
TÍTULO: Desempenho em leitura de crianças no contexto de pandemia por COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: COVID-19, leitura, neuropsicologia
RESUMO: O início do ano de 2020 foi marcado pela disseminação do Corona VirusDisease – 2019 (COVID-19).Para lidar com a crise causada pela pandemia, muitas instituições educacionais no mundo inteiro recorreram ao Ensino Remoto de Emergencial (ERE) (Bozkurt, et al., 2020). O ERE surgiu junto com a pandemia, se trata de uma solução temporária para um problema imediato (Bozkurt&Sharma, 2020). As incertezas geradas pelo ERE circunda a comunidade científica, pois ainda não se sabecomo a interrupção do ensino presencial afetou e/ou tem afetado o processo de aprendizagem das crianças(Sahlberg, 2020). Um estudo realizado por Bao et al., (2020), descreveram que a taxa de ganho de habilidade de leitura em criançasdiminui 66% durante o fechamento das escolas pelo COVID-19 em comparação com ensino presencial. De acordo com Cachia et al., (2018), o início da escolarização é um período crítico para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita. Por esse motivo, compreender a relação entre o ERE e o desempenho em leitura de crianças no início da escolarização baseando-se no que dizem as evidências científicas é extremamente necessário para que se possa promover a construção e o aperfeiçoamento de medidas futuras de intervenção. Nesse contexto, esse projeto de pesquisa tem como objetivo principal, investigar a relação entre o ERE e o processo de aquisição da leitura de crianças através do levantamento sistemático da literatura científica e investigar a influência das modalidades do ERE no desempenho em leitura das crianças.
Presidente - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Interno - 1668545 - ANNA ALICE FIGUEIREDO DE ALMEIDA QUEIROZ