PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAYS FERNANDES DE CALDAS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAYS FERNANDES DE CALDAS SILVA
DATA: 29/03/2016
LOCAL: sala 101 ccs
TÍTULO: Percepção do zumbido durante o ciclo menstrual
PALAVRAS-CHAVES: Zumbido; Ciclo Menstrual; Hormônios; Audicão; Estradiol.
RESUMO: O zumbido, também denominado acúfeno ou tínitus, caracteriza-se pela presença de sons nas orelhas ou na cabeça e ausência de estímulo sonoro externo correspondente. É um transtorno multicausal que produz extremo desconforto, de difícil caracterização e tratamento, sendo considerado o terceiro pior sintoma para o ser humano. Apesar de não possuir sua fisiopatologia bem esclarecida, acredita-se que pode estar relacionado a alterações tanto do sistema nervoso auditivo como de sistemas não auditivos, podendo também estar relacionado a questões endócrinas. Dentre os hormônios que podem influenciar o sistema auditivo estão os hormônios femininos (progesterona e estradiol). A flutuação destes hormônios durante o ciclo menstrual pode causar estresse, mudança de humor e comportamento, ansiedade, alteração do bem estar e alterações da função auditiva, assim como da percepção do zumbido. Diante disso, o objetivo desse estudo é investigar a percepção do zumbido durante o ciclo menstrual. Para isso, serão selecionados 30 voluntários adultos entre 20 e 49 anos de idade (período reprodutor feminino) e que apresentem queixa de zumbido. Sendo 15 do sexo feminino que não fazem uso de anticoncepcional e 15 do sexo masculino (grupo controle). Tendo como critério de exclusão o ciclo menstrual irregular, presença de patologias ovarianas, gravidez ou amamentação, uso de medicamentos a base de hormônios e zumbido com duração menor 5 minutos e com frequência inferior a semanal. A pesquisa será realizada no período de março a novembro de 2016 na Clínica Escola (setor de Audiologia) de uma Universidade do município de João Pessoa. Após a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, realizar-se-á a triagem através de uma avaliação audiológica de rotina (anamnesse sobre questões do ciclo menstrual, meatoscopia, anamnese audiológica, audiometria, imitanciometria) e testes para avaliação do zumbido (THI, EVA e acufunometria). Nesta etapa serão selecionados os voluntários que se enquadram nos critérios de inclusão para participarem da etapa seguinte, serão agendadas duas sessões conforme as fases do ciclo menstrual (folicular tardia e lútea tardia). Nessas sessões serão realizados os exames para avaliação de zumbido e a coleta sanguínea para mensuração do estradiol, esta apenas para as mulheres. A primeira sessão acontecerá na fase folicular tardia, entre 11° e 13° dia, enquanto que a segunda será feita na fase lútea tardia, entre 23°-26°, para o grupo das mulheres. Os voluntários do sexo masculino terão um intervalo de 10 a 15 dias entre as duas sessões. Após a realização da coleta de todos os dados, estes serão analisados e os resultados expressos através de quadros e tabelas (técnica de estatística descritiva) e análise inferencial (testes estatísticos). As diferenças serão consideradas significativas quando apresentarem p<0,05. A análise estatística será realizada por meio do software SPSS.
Interno - 1668545 - ANNA ALICE FIGUEIREDO DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 2211713 - JOAO EUCLIDES FERNANDES BRAGA