PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de DEFESA: ESTEPHANE ENADIR LUCENA DUARTE PEREIRA

DISCENTE: ESTEPHANE ENADIR LUCENA DUARTE PEREIRA
DATA: 22/02/2017
LOCAL: Auditório 411 - CCHLA - Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: FUNÇÕES EXECUTIVAS EM CRIANÇAS COM TDAH, DIFICULDADES DE LEITURA E A COMORBIDADE TDAH-DIFICULDADES DE LEITURA
PALAVRAS-CHAVES: Funções executivas; leitura; crianças; TDAH; dificuldades de leitura.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
ESPECIALIDADE: Psicobiologia
RESUMO: Pereira, Estephane Enadir Lucena Duarte. (2017). Funcoes Executivas em criancas com TDAH, dificuldades de leitura e a comorbidade TDAH-dificuldades de leitura. Dissertacao de Mestrado, Centro de Ciencias Humanas e Letras, Universidade Federal da Paraiba, Joao Pessoa. A presente investigacao apresenta dois estudos. O primeiro teve por objetivo analisar o perfil das funcoes executivas em criancas com TDAH, dificuldades de leitura e a comorbidade TDAH-dificuldades de leitura. Participaram deste estudo 104 estudantes, de ambos os sexos, entre 8 e 11 anos. Todos estavam regulamente matriculados no 3º, 4º e 5º do ensino fundamental. Eram provenientes de escolas publicas, clinicas e do hospital universitario do municipio de Joao Pessoa-PB. O segundo estudo buscou avaliar o efeito das funcoes executivas na leitura de criancas do 3º ao 5º ano do ensino fundamental I. Compuseram a amostra 63 criancas, de ambos os sexos, com idade variando de 8 a 11 anos. Todos eram oriundos de escolas publicas de Joao Pessoa. Ambos os estudos fizeram uso dos mesmos instrumentos para avaliacao da inteligencia (matrizes progressivas coloridas de Raven), leitura (tecnica de cloze e teste de competencia de palavras e pseudopalavras) e funcoes executivas (blocos de corsi, teste de fluencia verbal, teste de trilhas, teste de cinco digitos e digit span). Os resultados do estudo 1 apresentou evidencias do perfil diferenciado das funcoes executivas nos grupos clinicos. A pesquisa atendeu em parte as hipoteses elencadas, a saber: o grupo TDAH mostrou algumas diferencas no desempenho em funcoes executivas em relacao ao grupo comorbido. Os estudantes com dificuldades em leitura apresentaram algumas semelhancas no desempenho em funcoes executivas em comparacao ao grupo comorbido. E o grupo controle obteve desempenho elevado em funcoes executivas em comparacao aos grupos dificuldades de leitura e comorbido. Destaca-se uma semelhanca de desempenho entre criancas de desenvolvimento tipico e com o TDAH. Nota-se ainda que as criancas com comorbidade apresentaram menor desempenho em todas as tarefas de funcoes executivas em relacao aos demais grupos. Sao discutidas as semelhancas e diferencas encontradas no desempenho entre os grupos com as pesquisas da area. Elencam-se novas linhas de investigacao e limitacoes. O estudo 2 demonstrou o efeito positivo das funcoes executivas na decodificacao e compreensao leitora de criancas. A memoria de trabalho apresentou papel de destaque na decodificacao. Enquanto as habilidades de controle inibitorio, memoria de trabalho visuoespacial e fluencia semantica contribuiram significativamente na previsao da compreensao. Ressalta-se que as funcoes executivas nao explicaram completamente a variacao na leitura, indica que outras habilidades estao envolvidas nesse processo. Com base nos dois estudos, conclui-se que as funcoes executivas se diferenciam nos transtornos estudados, com perfis diferentes entre si. E que esta competencia exerce efeito positivo na leitura de criancas. Ambos as investigacoes contribuiram para as pesquisas da area.
Presidente - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Interno - 1668625 - JOSEMBERG MOURA DE ANDRADE