PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: KARLA COSTA SILVA

DISCENTE: KARLA COSTA SILVA
DATA: 14/08/2019
LOCAL: SALA 1 PPGPS
TÍTULO: VIOLÊNCIA NO NAMORO ENTRE ADOLESCENTES: UM ESTUDO PSICOSSOCIOLÓGICO
PALAVRAS-CHAVES: Violência no namoro; Adolescente; Relacionamentos afetivos.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Processos Grupais e de Comunicação
RESUMO: Esta dissertacao teve como objetivo compreender as representacoes sociais (RS) da violencia no namoro (VN) entre adolescentes escolares. Para isso contou-se com quatro estudos: um teorico e tres empiricos. O primeiro objetivou realizar uma revisao bibliometrica na literatura sobre a VN entre adolescentes nos ultimos dez anos (2007-2017). Os resultados apontaram para 70 artigos empiricos, os quais contemplaram: i) intervencao/prevencao; ii) fatores de risco para a VN; iii) consequencias da VN; iv) psicometricos; v) prevalencia; vi) significados da VN. Apontaram ainda para uma insuficiencia de estudos qualitativos, o que indica a necessidade do desenvolvimento de pesquisas nessa perspectiva, que possibilitem captar aspectos da dinamica psicossocial. O segundo estudo teve como objetivo analisar as representacoes sociais de adolescentes acerca do namoro e da VN. Participaram 215 adolescentes do ensino fundamental e medio em escolas publicas da cidade de Joao Pessoa-PB, com idades entre 14 e 18 anos (M=16,00; SD= 1,25), prevalentemente do sexo feminino (60%). Os instrumentos foram: a Tecnica de Associacao Livre de Palavras (TALP), o Conflict in Adolescent Dating Relationship Inventory (CADRI) e um questionario sociodemografico. Os dados do CADRI e sociodemograficos foram submetidos a analises descritivas com o auxilio do software IBM SPSS (versao 21.0), enquanto os da TALP foram processados pelo software Tri-Deux-Mots (versao 5.1), gerando-se uma Analise Fatorial de Correspondencia. Os resultados ancoraram os objetos sociais nas esferas afetiva, psicoafetiva, interpessoal, moral e dos valores humanos. O namoro foi objetivado como cumplicidade, fidelidade, respeito, amor, compromisso, decepcao, traicao, beijo e briga. Enquanto a VN foi objetivada como ciumes, desrespeito, tristeza, briga, covardia, estupro, errado, odio, morte e verbal. O terceiro estudo objetivou apreender as Representacoes Sociais de adolescentes acerca da VN. Participaram 30 adolescentes, com idades entre 14 e 18 anos (M=15,66; DP=1,29), predominantemente do sexo masculino (53,3%). Para coleta de dados utilizou-se um questionario sociodemografico e entrevistas semiestruturadas, tendo suas respostas submetidas a Analise Hierarquica Descendente (CDH) e de Similitude (AS), desempenhadas com o software IRAMUTEQ. Os resultados apontaram para uma compreensao multifacetada da VN, percebendo-se a tentativa de transformar o saber reificado acerca da violencia em teorias do senso comum. O quarto estudo objetivou conhecer a relacao da violencia no namoro com a aceitacao de violencia no namoro, auto estima e satisfacao com a vida de adolescentes. Para isso, contou com 200 adolescentes de escolas publicas da cidade de Joao Pessoa-Paraiba, com idades entre 14 e 18 anos (M=16,00; SD= 1,25), prevalentemente do sexo feminino (60%). Os participantes responderam o Conflict in Adolescent Dating Relationship Inventory; Escala de Aceitacao de Violencia de Casais; Escala de Autoestima de Rosemberg; Escala Global de Satisfacao com a vida para adolescentes, e; um questionario sociodemografico. As respostas foram submetidas a analises estatisticas descritivas e inferenciais por meio do software IBM SPSS (versao 21.0). Os principais resultados indicaram que a aceitacao de violencia no namoro explica significativamente a perpetracao de violencia sexual, bem como, a vitimizacao da violencia verbal/ emocional; relacional; sexual e fisica. De modo geral, verifica-se que VN se apresenta como um problema de saude publica complexo e multifatorial, com consequencias negativas ao bem-estar fisico, social, emocional e mental dos envolvidos, de modo que, a Psicologia Social pode contribuir de forma relevante para a compreensao desse fenomeno e avanco cientifico. Espera-se que com os resultados advindos dessa pesquisa seja possivel um maior aprofundamento teorico-conceitual acerca da VN entre adolescentes, bem como, auxiliar no planejamento de praticas para intervencoes direcionadas a essa populacao.
Interno - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL
Externo ao Programa - 1055744 - SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIMEÃO