PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: NAILA LOPES XAVIER DE ARAUJO

DISCENTE: NAILA LOPES XAVIER DE ARAUJO
DATA: 14/04/2020
LOCAL: Ambiente Virtual - Skype
TÍTULO: VALORES, PREOCUPAÇÃO HABITUAL E ATITUDES COMO PREDITORES DE COMPORTAMENTOS PARA MITIGAR A MUDANÇA CLIMÁTICA: UMA ABORDAGEM FUNCIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Mudança climática; valores humanos; atitudes; hábitos.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
RESUMO: Trata-se de estudo com o propósito de conhecer o impacto dos valores humanos, da preocupação habitual e atitudes para explicar comportamentos para mitigar mudança climática. Consideraram-se duas amostras (população geral e evangélicos), cada uma formada por 198 participantes, os quais responderam medidas de valores humanos, hábitos de consumir carne, atitudes frente à mudança climática, percepção de gravidade da mudança climática e condutas que mitigam esta mudança. Os resultados mostraram, consoante com a literatura, que os valores podem predizer comportamentos de mitigar mudança climática, sobretudo por meio das atitudes sociais e instrumentais, e que o hábito de consumo de carne e a percepção de gravidade da mudança climática podem ser dois preditores relevantes. Concluindo, consideraram-se limitações potenciais do estudo, apresentando ainda recomendações de estudos futuros e sobre como os achados desta pesquisa poderão ser aplicados.
Presidente - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA