PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: FERNANDA DA SILVA MIRANDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA DA SILVA MIRANDA
DATA: 30/03/2021
HORA: 14:00
LOCAL: via google meet
TÍTULO: INTERAÇÃO MÃE-CRIANÇAS GÊMEAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: ANÁLISE DOS COMPORTAMENTOS COMUNICATIVOS
PALAVRAS-CHAVES: Autismo; Gêmeos; Interação Mãe-Criança; Estilos Comunicativos Maternos; Comportamentos Comunicativos Infantis.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Desenvolvimento Humano
ESPECIALIDADE: Desenvolvimento Social e da Personalidade
RESUMO: O presente estudo buscou analisar as interações mãe-crianças gêmeas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em situações de brincadeira livre. Verificou-se especificamente os estilos comunicativos utilizados pela mãe ao se dirigir às crianças, como também a participação e respostas destas aos enunciados maternos, nesse contexto interativo. Participaram do estudo uma mãe e seus filhos gêmeos de 4 anos de idade, do sexo masculino e diagnosticados com TEA, ambos com nível de comprometimento grave, de acordo com a escala CARS (Childhood Autism Rating Scale) aplicada com a mãe. Também foi realizada uma entrevista semiestruturada, com a finalidade de coletar os dados sociodemográficos a respeito da mãe e das crianças gêmeas, como também o processo diagnóstico do TEA, as rotinas/atividades das crianças e as concepções maternas sobre o desenvolvimento delas e realizadas observações na residência da família, em situações de brincadeira livre, registradas através de filmagens por meio de uma câmera de vídeo digital. As crianças foram observadas com a mãe separadamente, durante 20 minutos. A análise dos dados ocorreu a partir da transcrição da entrevista materna e da transcrição das observações seguindo as normas do programa computacional CHILDES (Child Language Data Exchange System). Os resultados indicaram que os estilos comunicativos maternos verbais mais apresentados aos gêmeos nas sessões de brincadeira livre foram os diretivos, seguido pelas requisições. As análises concernentes aos tipos de diretivos que predominaram na fala materna revelaram que, com ambos os gêmeos, os diretivos de instrução e os diretivos de atenção foram os mais utilizados, indicando que no intuito de interagir com as crianças a mãe buscava engajá-las nas atividades e brincadeiras, na maioria das vezes, através de comandos e solicitações para que participassem das atividades propostas. Com relação aos comportamentos comunicativos da criança, ambos os gêmeos apresentaram uma maior proporção de resposta não verbal inadequada aos enunciados maternos, que decorreu nos momentos em que demonstraram recusa e desinteresse nas atividades propostas, apresentadas ou solicitadas, como também distrações em outras atividades. Todavia, estes resultados foram problematizados considerando que as crianças estão dentro do espectro autista. Cabe ainda salientar que o fato do presente estudo ter sido realizado com as duas crianças gêmeas com TEA interagindo separadamente com sua mãe permitiu melhor avaliar os estilos comunicativos maternos dirigidos a elas e como esses estilos são influenciados não apenas pelo contexto da brincadeira em que estão inseridas, mas também pelas características próprias de cada criança. Ademais, espera-se que este estudo contribua para uma melhor compreensão acerca dos estilos comunicativos maternos dirigidos às crianças com TEA nos contextos de interação, bem como da participação das crianças neste processo interativo, considerando que elas possuem comprometimentos na dimensão comunicativa e de interação social. Logo, a partir da compreensão das maneiras peculiares pela qual essas crianças estabelecem suas relações e se comunicam, contribuirá para que, dentro do contexto interativo, as mães possam respondê-las conforme suas particularidades, favorecendo seu desenvolvimento.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 337201 - NADIA MARIA RIBEIRO SALOMAO
Interno - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Externo à Instituição - CIBELE SHIRLEY AGRIPINO RAMOS