PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: TAIANE REGINA PEREIRA CABRAL

DISCENTE: TAIANE REGINA PEREIRA CABRAL
DATA: 15/12/2014
LOCAL: Auditório 411
TÍTULO: Intenção do Uso de Preservativo das Mulheres de João Pessoa: Aspectos Psicológicos e Sociais.
PALAVRAS-CHAVES: vulnerabilidade ao HIV/AIDS, intenção de uso do preservativo, lócus de controle
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O estudo da vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis busca entender as diferentes chances que todo e qualquer indivíduo tem de se contaminar, decorrente de características individuais e sociais que podem ser relevantes para uma maior exposição ao vírus da imunodeficiência humana (HIV). Com base nessa premissa, fundamentados na Teoria do Comportamento Planejado, na Teoria do Lócus de Controle e no Modelo da Vulnerabilidade, desenvolveu-se dois estudos. O Estudo 1 teve como principal objetivo realizar um levantamento das crenças de mulheres acerca do uso do preservativo masculino pelo parceiro. Já no Estudo 2, o objetivo principal foi investigar a intenção comportamental de mulheres quanto ao uso do preservativo. Os resultados do Estudo 1, a partir de amostra por conveniência formada por 35 mulheres, de classe social menos favorecida, da cidade de João Pessoa, apontaram crenças comportamentais acerca das vantagens do uso do preservativo evidenciando o conhecimento acerca do papel contraceptivo e a função de evitar doenças sexualmente transmissíveis. Não obstante, como desvantagem, ressaltaram incômodo e a diminuição do prazer quando o parceiro utiliza o preservativo. Como referentes modais positivos para o uso de preservativo, foram citados a família e os médicos, enquanto como referentes modais negativos, foram referidos os amigos e o parceiro. A partir dos resultados do primeiro estudo, foi construído um instrumento aplicado em 244 mulheres, constituindo o Estudo 2, que teve como variáveis independentes as Atitude Indireta, Atitude Direta, Normas Subjetivas e Controle Percebido e, como variável dependente, a Intenção do uso do preservativo. Observou-se que a variável Controle Percebido (β= 0,43) foi o principal responsável pela explicação da variância da intenção de uso do preservativo, seguida da dimensão Norma Subjetiva (β = 0,30). A Atitude Direta (β= 0,15) obteve nível de significância bom, porém com baixo poder de explicação. Adicionalmente, verificou-se que a maioria das mulheres que declaram fazer uso da pílula anticoncepcional afirmam a prática do sexo seguro “às vezes”. Por outro lado, a maioria das mulheres que não usam pílula relatam que faz uso do preservativo “sempre”. Não foram observadas correlações consideráveis entre as quatro dimensões de locus de controle e a intenção comportamental. Estes resultados podem ser considerados como mais uma referência para estudos e intervenções sobre a importância do uso de preservativo nas relações sexuais.
Presidente - 1497729 - ANA ALAYDE WERBA SALDANHA PICHELLI
Externo à Instituição - JOSEVANIA DA SILVA