PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA LUCIENE DE MELO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA LUCIENE DE MELO SILVA
DATA: 30/09/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: Atuação da(o) psicóloga(o) escolar em equipe multiprofissional: um estudo na rede municipal de ensino de João Pessoa-PB
PALAVRAS-CHAVES: Psicologia Histórico-Cultural; Psicologia escolar; equipe multiprofissional; atuação profissional.
PÁGINAS: 162
RESUMO: A presente tese aborda a atuação do psicólogo escolar em equipe multiprofissional. Tem como objetivo conhecer e analisar concepções da equipe de especialistas da rede pública municipal de João Pessoa-PB sobre o trabalho de psicólogas(os) escolares e suas respectivas ações junto à referida equipe e ao coletivo escolar. Defende-se como tese que a atuação de psicólogos escolares em equipe multiprofissional possui especificidades que devem ser compreendidas pela própria equipe e pelo coletivo escolar para facilitar uma atuação focada nas demandas institucionais e nos processos de aprendizado e desenvolvimento. Essa questão foi explorada por meio de três estudos que se interligam. O primeiro estudo foi um levantamento sociodemográfico, realizado com 62 psicólogas(os) escolares que atuam no Ensino Fundamental I, II, e na EJA, a partir de um questionário online (google forms). Os resultados indicaram que a maioria dos profissionais não possuíam formação inicial na área da Psicologia Escolar; a análise desses resultados considera o impacto da formação inicial na atuação no contexto educativo, nas relações com os demais atores sociais e setores da instituição, dada a importância da relação entre o perfil de formação profissional e a atuação em equipe multiprofissional. O segundo estudo evidenciou a percepção da equipe de especialistas sobre o trabalho dos psicólogos escolares, as ações realizadas na escola e com a equipe. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com 44 profissionais, sendo14 psicólogas, oito assistentes sociais e 22 pedagogas(os). Os dados levantados demostraram a necessária demarcação do papel do psicólogo escolar para uma prática coerente com a literatura e pesquisas do campo da Psicologia Escolar Educacional de base Crítica, e que respalde uma atuação no contexto educacional. Ademais, verificou-se no relato das psicólogas entrevistas que as(os) especialistas ainda esperam dos psicólogos uma atuação tradicional, pautada em uma perspectiva clínica, com foco no aluno. O terceiro estudo é composto por dois levantamentos distintos e que se complementam: uma revisão de literatura sobre o trabalho de psicólogos escolares em equipe multiprofissional e, entrevistas reflexivas que visam aprofundar a discussão sobre as possibilidades de atuação do psicólogo para colaborar com a equipe e, ações realizadas com a equipe para o coletivo escolar. Foram realizadas entrevistas com três psicólogas que participaram de três encontros cada uma. Essas entrevistas já foram realizadas e estão em processo de análise para futura discussão. A presente tese defende que o psicólogo escolar pode colaborar com ações promotoras do desenvolvimento e da aprendizagem junto aos diversos atores que constituem a comunidade escolar. Vislumbra-se que os resultados da presente pesquisa, como um todo, e as reflexões dela extraídas possam contribuir com novas proposições de estudos que explorem as potencialidades e peculiares do trabalho do psicólogo em equipe multiprofissional e suas variadas possibilidades de intervenção com a comunidade escolar. Sobretudo, afirma-se como premente, o constante debate e ações efetivas voltadas à demarcação da função do psicólogo escolar no espaço educativo, pelos desafios que se impõem a partir da Lei 13.935/2019 que regulamentou a presença de psicólogas(os) e assistentes sociais em instituições públicas de educação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 1024895 - MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO
Externo à Instituição - LUCIVANDA CAVALCANTE BORGES DE SOUSA
Externo à Instituição - VERA LUCIA TREVISAN DE SOUZA