PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: HEITOR MARINHO DA SILVA ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HEITOR MARINHO DA SILVA ARAUJO
DATA: 16/12/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: MENINO VESTE AZUL E MENINA VESTE ROSA”: O PAPEL PREDITOR DO SEXISMO E DA MASCULINIDADE SOBRE O PRECONCEITO
PALAVRAS-CHAVES: Masculinidade Precária; Sexismo Ambivalente; Divisão Sexual De Papéis; Discriminação De Gênero
RESUMO: Com o avanço das discussões e políticas públicas em torno da equidade de gênero e do combate as diversas formas de discriminação sexual, esta pesquisa buscou investigar em que medida a adesão à crença em uma masculinidade precária e ao sexismo ambivalente influencia a tomada de posicionamento frente a situações normativas e contranormativas relacionadas à divisão sexual dos papéis de gênero. Caracteriza-se por uma pesquisa quase-experimental, com delineamento 2 (sexo da criança) X 2 (tipo de brinquedo). Participaram 303 estudantes universitárias com idade média de 24,1 anos (DP= 5,62). Em conjunto, os resultados mostram que a adesão à masculinidade precária mediou a tomada de posição frente à situação apresentada. No entanto, a adesão ao sexismo ambivalente não exerceu nenhum papel nessa tomada de posição.
Presidente - 1742381 - ANA RAQUEL ROSAS TORRES
Externo à Instituição - ANDERSON MATHIAS DIAS SANTOS