PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: ANDERSON MESQUITA DO NASCIMENTO

DISCENTE: ANDERSON MESQUITA DO NASCIMENTO
DATA: 02/03/2016
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: SATISFAÇÃO COM A VIDA: UMA EXPLICAÇÃO PAUTADA NA CRENÇA NO MUNDO JUSTO E VALORES HUMANOS
PALAVRAS-CHAVES: Satisfação com a vida, crença no mundo, valores humanos
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Relações Interpessoais
RESUMO: A presente dissertação teve como objetivo principal testar um modelo de mediação em que a satisfação com a vida é explicada pelos valores humanos, tomando a crença no mundo justo como mediadores desta relação, o que foi buscado ao longo de três estudos. No estudo 1, buscou-se verificar se a versão da escala de Crença no Mundo Justo apresentava evidências de validade e fidedignidade em contexto brasileiro. Nesse estudo contou-se com uma amostra de 300 participantes, recrutados por critério de conveniência (não-probabilística) através das redes sociais e contatos via e-mail. Os resultados demonstraram que os dados podem ser apresentados em uma estrutura com dois fatores, apresentando índices de consistência interna adequados para a realização de pesquisas. No estudo 2 procurou-se verificar os correlatos valorativos da crença no mundo justo, observando, além disso, quais subfunções poderiam predizer tais crenças, considerando uma amostra composta por 4 países de diferentes continentes e contextos culturais (América do Sul: Argentina e Chile, Europa: Bélgica e Bulgária). Para tal, contou-se com a participação de 1294 pessoas provenientes de quatro países, sendo dois da América do Sul (Argentina e Chile) e dois do continente europeu (Bélgica e Bulgária). Os resultados demonstraram que as crenças no mundo justo apresentam relação com os valores normativos, o que pode ser observado nas amostras de todos os países investigados. No entanto, esta não a única relação verificada, pois os dois países da América do Sul investigados apresentaram padrões de correlação semelhantes entre si, apresentando relação com as subfunções suprapessoal, existência, interativa e normativa. Já os países da Europa, apresentaram padrões de correlação distintos entre si, sendo que na Bélgica, além da subfunção normativa, a CMJ teve relação com os valores interativos e uma relação, que não havia sido verificada em estudos anteriores, com os valores de realização. Já a Bulgaria as relações foram com a subbfunção interativa, normativa e experimentação. Por fim, no estudo 3 buscou-se verificar se as crenças no mundo justo poderiam mediar as relações entre os valores humanos e a satisfação com a vida em uma segunda amostra brasileira. Para tanto contou-se com uma amostra de 331 pessoas, incluindo pessoas da população geral e estudantes universitários, os quais responderam os questionários disponibilizados na internet através das redes sociais e também por solicitação via email. Os resultados demonstraram que a estrutura bifatorial da escala de Crença no Mundo Justo mostrava-se adequada. Ademais, foram executados testes de correlação para as três variáveis estudadas. Observou-se que a satisfação com a vida apresentou correlação positiva com as subfunções interativa e normativa e com as crenças no mundo justo geral e pessoal, além de correlação negativa com a crença no mundo injusto. Aa crenças no mundo justo apresentaram relação com as subfunções interativa, experimentação e normativa, sendo de maior magnitude com este último. Portanto pareceu coerente testar um modelo em que as crenças no mundo justo pessoal e geral mediasse a relação entre os valores normativos e a satisfação com a vida. Os resultados demonstraram que, de fato, existe mediação, sendo esta indireta, haja visto que com a entrada das crenças no modelo, a subfunção normativa continuou apresentando relação direta com a satisfação com a vida. Tendo em vista os resultados apresentados, confia-se que a presente dissertação contribui para o entendimento da satisfação com a vida e da crença no mundo justo, sendo esta última ainda pouco explorada no Brasil.
Presidente - 6338234 - VALDINEY VELOSO GOUVEIA
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA