PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: VANESSA DA CRUZ ALEXANDRINO

DISCENTE: VANESSA DA CRUZ ALEXANDRINO
DATA: 23/03/2017
LOCAL: Sala 511/CCHLA/UFPB
TÍTULO: CONCEPÇÕES DE PSICÓLOGAS (OS) ESCOLARES E EDUCADORES (AS) INFANTIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO E A HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO INTENCIONAL INFANTIL
PALAVRAS-CHAVES: Concepções de desenvolvimento humano; educação infantil; comunicação intencional; psicologia escolar
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Desenvolvimento Humano
RESUMO: A presente pesquisa fundamenta-se nos pressupostos da Teoria Historico-cultural de Vygotsky para quem o desenvolvimento humano e favorecido por interacoes sociais mediadas por sujeitos mais experientes da cultura. A premissa desse autor de que a escola tem a funcao de transmissao dos conhecimentos sociohistoricamente construidos e organizados pela humanidade permite afirmar o impacto de instituicoes de educacao na formacao de conceitos cientificos e no incremento de habilidades sociocognitivas e comunicativas desde os anos iniciais. Nesta linha de pensamento, entende-se que os profissionais que trabalham em contextos de educacao infantil tem a funcao de mediar o aprendizado e facilitar o desenvolvimento das funcoes psicologicas superiores, essenciais para a constituicao de relacoes sociais gradativamente complexas. Dessa forma, enfatiza-se o papel das concepcoes de educadores infantis acerca o desenvolvimento infantil, em especial, de suas concepcoes sobre a habilidade de comunicacao intencional, considerando a importancia dessas concepcoes para as interacoes estabelecidas e para o desenvolvimento global e da linguagem. Dessa forma, o objetivo principal dessa pesquisa e conhecer e analisar as concepcoes e acoes de educadores infantis e psicologos(as) escolares sobre o desenvolvimento e a habilidade de comunicacao intencional de criancas que estao inseridas em contextos de Centro de Referencia em Educacao Infantil (CREI), na cidade de Joao Pessoa- PB. Participaram desta pesquisa 4 psicologas escolares e 34 educadoras infantis que trabalham em CREI's da cidade de Joao Pessoa- PB. Dentre as 34 educadoras infantis entrevistadas, 11 trabalhavam com criancas de seis meses a um ano de idade (bercario I e II) e 23 trabalhavam com criancas de 2 a 3 anos de idade (maternal I e II). Ja as psicologas trabalhavam com criancas de seis meses a um ano de idade. A idade das participantes variou entre 19 e 61 anos de idade, com media 40,0 (DP=29,6). Como instrumentos, foram utilizados: um questionario socio-demografico, o Roteiro de entrevista sobre concepcoes de educadores e psicologos acerca do desenvolvimento e educacao infantil e a Entrevista sobre percepcao de educadores e psicologos (as) escolares acerca da habilidade de comunicacao intencional de bebes/criancas. A analise do material recolhido seguiu as diretrizes do metodo de categorizacao de conteudo, proposto por Bardin (2009) e de producoes academicas ligadas a area da psicologia escolar e do desenvolvimento infantil. A recolha das informacoes indicou, de um modo geral, que as educadoras infantis percebem o desenvolvimento infantil a partir da resolucao, por parte da crianca, das atividades propostas em sala de aula e pelos comportamentos que exibem em situacoes de brincadeira. Ja as psicologas escolares relataram que o desenvolvimento infantil e um processo continuo e que pode ser percebido atraves das situacoes de interacao entre o adulto e a crianca. Ambos os grupos de profissionais destacaram a importancia do planejamento para elaboracao de atividades pedagogicas no contexto de educacao infantil. Tres das quatro psicologas entrevistadas relataram uma atuacao junto aos educadores, com a equipe tecnica, a familia e as criancas. No que diz respeito a habilidade de comunicacao intencional, a maioria das educadoras infantis e das psicologas escolares relataram que as expressoes emocionais infantis apresentam um carater intencional e auxiliam na comunicacao nao-verbal entre adulto e bebe. Os gestos infantis compareceram, no discurso das participantes, como um forte indicador de comunicacao intencional na crianca, mencionado principalmente pelas psicologas. Esse estudo reafirma a importancia da habilidade de comunicacao intencional para o desenvolvimento global infantil e a influencia das concepcoes sobre o desenvolvimento infantil na atuacao dos profissionais da educacao. Reconhecer a importancia dessa habilidade para/nas interacoes educadora-crianca favorece a elaboracao de propostas pedagogicas intencionais e intervencoes de psicologos nesses contextos, visando ressignificar e mobilizar praticas profissionais conscientes, criticas e intencionais, promotoras de aprendizado e desenvolvimento.
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 337201 - NADIA MARIA RIBEIRO SALOMAO