PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIELLY ZHONG MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIELLY ZHONG MONTEIRO
DATA: 27/02/2019
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba- UFPB/Centro de Ciências Aplicadas e Educação- CCAE- Campus IV
TÍTULO: O TRABALHO COM MEMÓRIAS ESCRITAS DE JOVENS INDÍGENAS: CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Memórias. Identidade. Jovens indígenas. Produção escrita.
RESUMO: Reconhecendo as memórias enquanto temática que há muito instiga o interesse da humanidade, que permite às gerações vindouras o acesso aos saberes, à vivência e às práticas sociais de seus antepassados, esta pesquisa pretende contemplar as memórias de estudantes indígenas inseridos no 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola situada na região do Vale do Mamanguape por entender a importância dessa faculdade para favorecer o processo de formação da identidade do indivíduo e por contribuir para manter a coesão de grupos e instituições sociais. Adotando as recomendações dos documentos oficiais – Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e Base Nacional Comum Curricular (2016) – que orientam o currículo escolar no Brasil para que se efetive em sala de aula a abordagem aos gêneros textuais enquanto ferramentas constitutivas de práticas reais, este estudo preza por analisar como as memórias de jovens indígenas do 8º ano do Ensino Fundamental podem contribuir para aprimorar as produções escritas em sala de aula, quais dificuldades os jovens apresentam diante da produção escrita do gênero, quais dimensões da sua identidade como jovem indígena são contempladas na produção do texto de memórias e quais procedimentos metodológicos poderão auxiliá-los diante da realidade previamente constatada. Para isso, traça-se o percurso metodológico a partir dos fundamentos da pesquisa qualitativa e da pesquisa-ação de cunho intervencionista como forma de trabalho de campo. Adota-se a roda de conversa, a oficina temática e a observação participante enquanto instrumentos de geração de dados e a análise de conteúdo para alicerçar a análise dos dados. Assim, acredita-se que as ações propostas, detalhadas no decorrer deste estudo, direcionarão os escolares ao aprimoramento de suas produções escritas, à apropriação das implicitudes do gênero proposto e favorecerão o processo de formação e afirmação identitária dos participantes ao considerar as características do povo e do lugar onde vivem. Em face do exposto, resta ainda mencionar alguns autores que constituem o aporte teórico no qual se fundamenta o presente projeto de pesquisa, a saber, Candau (2016), Hall (2011), Le Goff (2013) discorrendo sobre a dialética da memória e da identidade. Marcuschi (2008), Bakhtin (1992), Koch e Elias (2017) advogando a respeito dos gêneros textuais. Ferrarezi Júnior e Carvalho (2015), Antunes (2003), entre outros, que ponderam sobre as produções escritas articuladas para além dos limites da escola.
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO