PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: AUCILENE ALVES DE MORAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AUCILENE ALVES DE MORAIS
DATA: 27/02/2019
LOCAL: CCAE-UFPB
TÍTULO: TRABALHANDO AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM O GÊNERO DISCURSIVO TIRINHA NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Estratégias de leitura. Tirinhas.
RESUMO: O desenvolvimento da competência leitora é imprescindível para os estudantes da Educação Básica, pois a leitura, enquanto instrumento de inserção social e de descoberta, possibilita a aquisição e a ampliação de conhecimentos, os quais permitem enxergar o mundo criticamente e atuar sobre ele de maneira autônoma. No entanto, a formação de um leitor proficiente ainda representa um grande desafio na escola de Educação Básica, mais especificamente nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. No cotidiano da nossa docência, constatamos que as práticas de leitura não têm sido desenvolvidas efetivamente nessa etapa de ensino, comprometendo a formação de jovens leitores como sujeitos ativos capazes de atribuir sentido ao que leem. Ademais, grande parte dos estudantes alimenta um certo desinteresse pela leitura, e quando se dispõe a fazê-la, demostra dificuldade de compreensão, por mais simples que seja o texto. Partindo desses pressupostos, o objetivo principal do nosso trabalho é desenvolver um projeto de intervenção para ensinar aos estudantes como utilizar as estratégias de leitura a partir do gênero tirinha e potencializar a formação de leitores proficientes. Para tanto, como aporte teórico, recorremos às concepções de leitura das autoras Koch e Elias (2008), Bonifácio (2015), Cavalcante (2013); acerca das estratégias de leitura, nos ancoramos em Solé (1998); no que diz respeito aos gêneros discursivos, nos respaldamos em Bakhtin (1997) e Marcuschi (2008); sobre a tirinha, destacamos as pesquisas de Nicolau M (2007) e Nicolau V (2013); e ainda observamos as orientações curriculares oficiais destinadas ao Ensino Fundamental como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCN-LP (1998) e a Base Nacional Comum, Curricular – BNCC (2017). Em relação à metodologia, a nossa pesquisa é de natureza aplicada e de caráter intervencionista, caracterizando-se como uma pesquisa-ação. Desse modo, o corpus é constituído de um conjunto de atividades, aplicadas aos estudantes da turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, localizada em João Pessoa – Paraíba. Assim, após nossa ação interventiva, esperamos evidenciar resultados positivos quanto ao desenvolvimento de competências leitoras dos estudantes e ao nosso crescimento profissional e acadêmico.
Presidente - 1425342 - CARLA ALECSANDRA DE MELO BONIFACIO
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA