PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZABETE BEZERRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIZABETE BEZERRA DA SILVA
DATA: 21/02/2019
LOCAL: Mamanguape/ PB
TÍTULO: VARIAÇÃO E DIVERSIDADE LINGUÍSTICA: AMPLIANDO A CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA DOS ALUNOS DA ZONA RURAL POR MEIO DAS TIRAS DA “TURMA DO XAXADO”
PALAVRAS-CHAVES: Variação e diversidade linguística. Tiras quadrinísticas. Ensino de língua portuguesa. Consciência linguística.
RESUMO: Os PCN (BRASIL, 1998) recomendam um trabalho com a língua em aulas de língua portuguesa que valorize os aspectos da diversidade linguística, reconhecendo a variação como algo inerente à língua e apontam, ainda, que se deve primar pelo ensino que valorize também a adequação e a pertinência da variedade linguística às situações comunicativas, em função da intenção, do contexto e dos interlocutores. Nessa direção, objetiva-se realizar com alunos do 6° ano da zona rural do município de Sobrado – PB um trabalho de reflexão e conscientização sobre a diversidade linguística, que possibilite o estudo do uso da linguagem oral e o combate ao preconceito linguístico por meio de atividades com tiras da Turma do Xaxado. Para desenvolver esta pesquisa, serão utilizadas as considerações de Bagno (2007, 2002, 2001), Faraco (2008), Lucchesi (2015), os quais comungam com a visão de que não há língua homogênea e que a diversidade linguística é fator de riqueza e dinamismo. Serão utilizados, também, os estudos de Vergueiro e Santos (2015), Vergueiro e Ramos (2009, 2007), Ramos (2017), que advogam o uso dos quadrinhos como importante instrumento de ensino da língua. As tiras da “Turma do Xaxado”, que apresentam uma linguagem híbrida, lúdica e com narrativas ambientadas na zona rural serão utilizadas como instrumento de apoio. Nesse percurso, por meio de uma abordagem interventiva-qualitativa, aplicar-se-á o modelo de análise sociolinguística dos contínuos de Bortoni-Ricardo (2004), trabalhando os fenômenos da diversidade linguística, presentes nas tirinhas e no contexto social em que os discentes estão inseridos. Portanto, sob o viés da Sociolinguística, espera-se desenvolver um trabalho de conscientização junto aos alunos sobre a riqueza da diversidade linguística brasileira. Um trabalho que favoreça a diminuição do preconceito linguístico, sobretudo no ambiente escolar, e que contribua para que eles sejam competentes no uso da língua portuguesa em diferentes contextos comunicativos.
Presidente - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO