PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSILENE SABINO FURTADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSILENE SABINO FURTADO
DATA: 27/02/2019
LOCAL: Campus IV - Mamanguape
TÍTULO: O GÊNERO INFOGRÁFICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA MULTIMODAL NO ENSINO FUNDAMENTAL II
PALAVRAS-CHAVES: Gênero infográfico. Leitura. Ensino. Multimodalidade.
RESUMO: Este estudo surgiu a partir das dificuldades de leitura evidenciadas por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual localizada na cidade de Campina Grande/PB. Percebeu-se que a forma como a leitura é trabalhada em sala de aula, não desperta o interesse do aluno, o que se confirma em depoimentos de professores, principalmente, os de Língua Portuguesa, ao afirmarem que os alunos não têm motivação para ler e escrever, quando realizam atividades para atender aos requisitos da disciplina. Dentre essas dificuldades de leitura, encontra-se a leitura de gráficos, que é fundamental para a compreensão de uma série de dados no contexto atual e quase não se tem dado a devida importância nas aulas de língua materna. Diante de tal constatação, é interessante orientar o aluno a ler diferentes textos, com objetivos variados. Para isso, elegeu-se o infográfico como gênero discursivo/textual a ser trabalhado por se tratar de um texto multimodal por excelência, haja vista seus diferentes modos de representação, articulando o verbal com o visual. O presente estudo abordará o uso de infográfico na sala de aula, não só como instrumento de inclusão social do aluno como sujeito nas práticas sociais mais amplas, como também de ensino aprendizagem na sala de aula pelo professor. Sendo assim, tem-se como objetivo estimular a leitura e a produção textual dos alunos, integrando o não-verbal ao linguístico, através da infografia, em turmas de 9º ano. Para a fundamentação teórica, tomaram-se os estudos de Cairo (2008), de Sancho (2004), de Ribeiro (2016), dentre outros. A metodologia do estudo propõe intervenção em sala de aula, articulada por meio de uma pesquisa-ação, após atividade diagnóstica, embasando-se através de processo etnográfico com a participação ativa, dinâmica e democrática dos sujeitos envolvidos.
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI