PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ULISSIVALDO CAETANO COSTA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ULISSIVALDO CAETANO COSTA DA SILVA
DATA: 21/02/2019
LOCAL: Mamanguape/ PB
TÍTULO: A CRIAÇÃO DE NARRATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA MEDIADAS PELO RPG SOLO COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: RPG Solo. Narrativas. Interdisciplinar. Língua Portuguesa
RESUMO: Verificamos muitos projetos lúdicos, no ambiente escolar, para a produção textual nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contudo o contrário acontece nos anos finais. Este trabalho, com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), mediante bolsa de estudo, remete a um projeto de pesquisa de Mestrado (ProfLetras – Programa de Mestrado Profissional em Letras), que propõe o uso dos jogos de RolePlaying Game (RPG), na modalidade do RPG Solo ou Aventura-Solo como ferramenta didático-pedagógica para produção textual. Nosso objetivo é apresentar o RPG Solo não apenas como um jogo (lúdico), uma vez que os jogos servem como estímulos para o desenvolvimento de habilidades para a criança pensar de forma independente, mas também como uma ferramenta que auxilia o desenvolvimento de narrativas para que possa incentivar a produção de textos dos discentes. Em termos metodológicos, trata-se de um trabalho qualitativo, mais especificamente, como pesquisa-ação, por meio de um projeto de intervenção interdisciplinar e participante com alunos do Ensino Fundamental em uma escola pública. Para isso, espera-se que durante as produções escritas dos alunos, busquem conhecimentos adquiridos durante as aulas de História, Matemática entre outras disciplinas, não se limitando apenas aos conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa. Nessa perspectiva o uso do RPG Solo como suporte didático-pedagógico pode tornar-se uma ferramenta poderosa para práticas mediadoras de ensino, sobretudo, da escrita, como já vem sendo destacado e indicado por teóricos como: Brougère (1998), Pavão (2000), Rios (2004), Rodrigues (2004), Schmit (2008), Nicolau (2011), Antunes (2003) e Chagas, Sovierzoski e Correia (2017). Assim, pretendemos obter como resultado, nesta intervenção, o maior interesse e desempenho do aluno no texto escrito. O que se verifica, então, é a utilização do RPG Solo como estímulo à escrita dos alunos e a qualidade dela e que esses discentes sejam donos de seus próprios textos e não apenas reprodutores de textos alheios.
Presidente - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA