PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MANOEL MESSIAS BELISARIO NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANOEL MESSIAS BELISARIO NETO
DATA: 26/02/2019
LOCAL: Campus IV CCAE
TÍTULO: CARTA DENÚNCIA: O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PRODUÇÃO TEXTUAL COMO INTSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Carta denúncia; Gêneros discursivos; Sequências didáticas; Letramento social.
RESUMO: O ensino de escrita presente nas escolas atuais nem sempre é consonante com a realidade dos alunos. Isso pode resultar em afastamento dos discentes por não conseguirem relacionar o que é transmitido com os conhecimentos abrangidos por seu horizonte de expectativa, o que possibilita acarretar numa série de problemas linguísticos. Contraposto a esse modelo pedagógico, vem se desenvolvendo nas escolas um ensino de escrita voltado para as práticas sociais. É nesse sentido que a presente proposta se apresenta. Pretendemos ensinar a escrita do gênero carta denúncia associada ao contexto social dos alunos por meio do procedimento das sequências didáticas tomando como ponto de partida o seguinte questionamento: “De que forma uma proposta de ensino de produção escrita do gênero carta denúncia, baseada nas sequências didáticas, pode contribuir para o desenvolvimento da competência escrita e para o exercício da cidadania?” Nosso objetivo geral é analisar o ensino-aprendizagem de produção escrita do gênero carta denúncia, como resposta dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola de João Pessoa às adversidades sociais que os afetam. Como objetivos específicos pretendemos subsidiar a atuação social do público-alvo; desenvolver atividades de intervenção, abordando o gênero em um contexto real com foco em estratégias argumentativas visando à superação de dificuldades; identificar possíveis progressos alcançados pelos discente após as ações interventivas; relacionar os resultados iniciais e finais para analisarmos se houve a superação das possíveis dificuldades observadas na produção através da aplicação do procedimento das sequências didáticas. Tomaremos como embasamento teórico, entre outros autores: quanto à teoria dos gêneros discursivos, a visão de Bakhtin (1997); acerca do gênero carta/ carta denúncia, o pensamento de Nascimento (2007) e Lauria (2011); sobre as sequências didáticas, as ideias de Dolz at al (2011). A pesquisa é de natureza qualitativa, aplicada e de caráter interventivo, configurada, portanto, como pesquisa-ação.
Presidente - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES