PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA ARAÚJO DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA ARAÚJO DE ANDRADE
DATA: 27/02/2019
LOCAL: UFPB CAMPUS IV MAMANGUAPE-PB
TÍTULO: GÊNERO MULTIMODAL MEME: desenvolvendo habilidades de leitura crítica e reflexiva
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Leitura. Multiletramentos. Memes.
RESUMO: Um dos problemas enfrentados pelos professores atualmente diz respeito ao desinteresse crescente dos alunos quanto aos processos de ensino-aprendizagem em contexto escolar, sendo a resistência à atividade de leitura o aspecto que mais chama nossa atenção, tendo em vista que, fora da escola, os estudantes se voltam mais para a leitura de diversos conteúdos que circulam na internet, principalmente em aplicativos e redes sociais (como o Whatsapp e o Facebook), os quais variam de pesquisas escolares a memes. Perante essa realidade, torna-se imprescindível que os professores busquem modificar sua metodologia, atentando para os multiletramentos exigidos por essas novas leituras, realizadas a partir dos textos contemporâneos, que são multimodais (ROJO, 2012), e que exercem certa fascinação nesses jovens, principalmente pela utilização de múltiplas linguagens. Além desse novo contexto, faz parte da nossa realidade em sala de aula o baixo rendimento dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, os quais pertencem à escola onde realizaremos nossa pesquisa de Mestrado Profissional (PROFLETRAS), em provas oficiais que avaliam habilidades específicas de compreensão textual. Considerando esses fatores, pretendemos desenvolver uma proposta de intervenção em sala de aula, que contribua para aprimorar as habilidades de leitura desses alunos, de modo a formar cidadãos capazes de refletir sobre si mesmos e sobre a sociedade de um modo geral. Para tanto, buscamos o respaldo de autores como: Gabriel (2013); Koch & Elias (2017); Lajolo (2011); Rojo (2013); Rojo & Barbosa (2015); Rojo & Moura (2012); Bakhtin (1997); Dawkins (1979); Recuero (2009); Fontanella (2009); Calixto (2017); dentre outros, que nos embasam teoricamente. O presente trabalho se caracteriza, portanto, como pesquisa-ação de caráter interventivo, já que procura aliar teoria e prática na resolução de um problema. De um modo geral, as ações estão centralizadas na realização de oficinas de leitura, junto a uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, nas quais os memes, enquanto gênero multimodal, serão utilizados como instrumentos facilitadores de estratégias mais atrativas e eficazes que propiciem a construção dos multiletramentos requeridos pelas novas práticas de leitura, desenvolvendo, assim, a compreensão leitora necessária à formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel dentro de uma sociedade conectada.
Interno - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES