PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: NEUSILENA DE BRITO COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NEUSILENA DE BRITO COSTA
DATA: 27/02/2019
LOCAL: Campus IV - Mamanguape
TÍTULO: INTERNETÊS NA EJA VIA WHASTAPP – UM DESAFIO OU ACRÉSCIMO À ESCRITA FORMAL?
PALAVRAS-CHAVES: Internetês. Competência linguística. Educação de jovens e adultos
RESUMO: O presente estudo sobre a ligação notável entre internetês e língua portuguesa pretende investigar a utilização do aplicativo Whatsapp e sua aproximação à escrita formal em salas de Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública municipal de João Pessoa. Ao tratar da fragmentação de textos da cultura digital e da rapidez exigida em sua produção, percebe-se que a composição de texto no tocante às produções textuais discentes pode passar por uma padronização semelhante à de normas gramaticais, o que confere a essa produção uma atitude responsiva ancorada na competência linguística discente. O objetivo do trabalho é averiguar se há singularidades no uso do internetês, na Educação de Jovens e Adultos em escrita e em reescrita de textos nos suportes analógicos e digitais. Para percorrer este trajeto discursivo, remeteremos aos estudos do gênero em Bakhtin (1981, 2003), Marcuschi (2008), aos ancores teóricos quanto à produção textual digital, à multimodalidade e aos multiletramentos de Rojo (2012), correlacionando aos pressupostos defendidos por Bisognin (2009) quanto ao uso do internetês, bem como nos princípios defendidos por Coscarelli (2005), além da apreensão de características pertinentes em relação à competência linguística segundo Hymes (1995) como a capacidade de o sujeito circular na língua-alvo, de modo apropriado, combinado com Porto e Oliveira (2017) quanto à influência do aplicativo na educação para confirmar a necessidade imprescindível de apropriação das regras da língua formal concomitante ao uso do internetês como variante em diferenciado meio de interação. Através de processo etnográfico sobre o qual afirma Fino (2003) a “observação participante ser uma investigação que se caracteriza por um período de interações sociais intensas entre o investigador e os sujeitos” pretende-se apurar o uso das variantes linguísticas do internetês, além do avanço na qualidade das produções textuais do público-alvo, tendo em vista que o que impulsiona a escrita na vida cotidiana são as situações reais.
Presidente - 1716297 - JOAO WANDEMBERG GONCALVES MACIEL
Interno - 2379990 - ALVANIRA LUCIA DE BARROS