PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAÍNE FREITAS DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAÍNE FREITAS DE MEDEIROS
DATA: 26/02/2019
LOCAL: Centro de Ciências Aplicadas e Educação - CCAE/UFPB
TÍTULO: A Hora e a Vez da Leitura: práticas de compreensão leitora à luz da metacognição nos anos finais do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Compreensão leitora. Estratégias metacognitivas. Ensino Fundamental.
RESUMO: Esta pesquisa foi motivada por inquietações e questionamentos acerca das práticas de ensino da leitura e da compreensão leitora nas aulas de Língua Portuguesa, em que temos observado a dificuldade dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental na ultrapassagem do nível da decodificação linguística. Essa realidade tem repercutido, sobretudo, nos exames nacionais que avaliam o desempenho em leitura dos alunos concluintes do ensino Fundamental. Um exemplo comum disso está registrado nos resultados da Prova Brasil, revelando um baixo índice de proficiência leitora por parte desses discentes. Diante dessa questão, estabelecemos como objetivo da pesquisa abrir caminhos ao educando para a ampliação de sua competência leitora, a partir do ensino de estratégias metacognitivas de leitura. O ensino das estratégias servirá para o leitor se posicionar perante diversos gêneros, além de compreender, avaliar e monitorar essas estratégias em todo o processo da leitura, tornando-se um leitor proficiente e ativo. Para a realização do estudo,teremos como aporte teórico a perspectiva desenvolvida por Leffa (1996), Solé (1998), Koch e Elias (2013), Smith (2003), Menegassi (2010), Feltes (2008) entre outros. A Metodologia da pesquisa repousa em uma pesquisa–ação, descritiva e qualitativa, de natureza interventiva, que utiliza, como instrumentos metodológicos, atividades de compreensão leitora, seguida de protocolos de leitura. De acordo com a aplicabilidade desse processo, captaremos a eficiência das estratégias na evolução positiva desse grupo de aluno.
Presidente - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Interno - 1543794 - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO