PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA HOSANA RIBEIRO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA HOSANA RIBEIRO DA SILVA
DATA: 27/02/2019
LOCAL: CCAE-UFPB
TÍTULO: A CONSTITUIÇÃO DISCURSIVA IDENTITÁRIA DE DISCENTES DA EJAI FACE AS (IN) CERTEZAS DE SEU COTIDIANO
PALAVRAS-CHAVES: Discentes da EJAI. Identidades. Discursividades.
RESUMO: O projeto de pesquisa proposto tem como temática a constituição discursiva identitária de alunos da EJAI e terá lócus de investigação, uma escola municipal localizada em Goiana- PE. Os colaboradores da investigação serão 21 alunos da 4ª fase da Educação de Jovens, Adultos e Idosos desta instituição. Esses discentes, como tantos outros no Brasil, tem acesso limitado, aos bens sociais e econômicos produzidos por eles mesmos, e carregam consigo marcas históricas que refletem em sua atual condição. Entretanto, nos últimos tempos, a globalização e os avanços tecnológicos estão promovendo constantes transformações sociais, possibilitando a quebra de concepções, historicamente, impostas e a reconstrução de identidades. De maneira que não é mais relevante saber quem eu sou, mas sim quem eu posso vir a ser. Essas transformações vem atingindo também o aluno da EJAI, de forma que os discentes desta categoria educacional estão voltando aos bancos escolares almejando não apenas o ingresso no mercado de trabalho mas também ressignificar sua posição e atuação social. Nessa conjuntura, delineia-se como objetivo principal deste projeto, analisar como os alunos da EJAI, da escola em questão, se posicionam discursivamente em determinados setores da sociedade, ao constituírem suas identidades e assumirem seus papeis sociais em um mundo fluído e (in) certo. Para tanto, a metodologia se configura como uma pesquisa de natureza qualitativa e intervencionista. Nela, serão analisados os discursos das narrativas produzidas pelos alunos em rodas de conversas e entrevistas. E como de proposta de intervenção, faremos uso, em oficinas pedagógicas, de letras de músicas, artigos da Constituição Federal (1998) e exibiremos vídeos perpassados por discursividades cujos sentidos municiem os discentes a reflexões para que se constituam como sujeitos conhecedores de seus direitos. Esta pesquisa se inscreve no campo da Linguística Aplicada e se apoiará em teorizações foucaultianas acerca da constituição de subjetividades e de relações de poder (2004), além de noções da análise de discurso francesa, de teóricos da linguagem. Utilizaremos como aporte teórico também autores que abordam questões sociais, entre eles Bauman (2005) e Hall( 2004, 2014) e que discutem sobre EJA, a saber, Paulo Freire (1991, 1996 e 2008,) , Miguel Arroyo (2005) e Jane Paiva( 2012). Esperamos que a execução desse intento proporcione a (re)construção de identidades dos discentes envolvidos, apresentando-lhes horizontes em que mudanças possam acontecer.
Presidente - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA