PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORA SÁ RESENDE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DÉBORA SÁ RESENDE
DATA: 26/02/2019
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba- UFPB/Centro de Ciências Aplicadas e Educação- CCAE- Campus IV
TÍTULO: ALFABETIZAR LETRANDO POR MEIO DE JOGOS PEDAGÓGICOS COOPERATIVOS
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização; Letramento; Jogos pedagógicos cooperativos.
RESUMO: O objetivo desse trabalho é perceber em que medida os jogos pedagógicos colaborativos podem contribuir com o desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento dos alunos do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco José de Santana da cidade de Pombal/PB. Nessa perspectiva, entendendo alfabetização como um processo ligado à escolarização e letramento estando atrelado às práticas sociais dos indivíduos. Assim, nessa pesquisa, será necessária a realização de uma avaliação diagnóstica do público pesquisado, através de uma amostragem, quais as suas principais dificuldades e quais os níveis de letramento encontrados naquele universo. O trabalho será realizado tendo como suporte os gêneros textuais adequados à turma pesquisada, ou seja, de acordo com faixa etária e nível de alfabetização e de letramento, como subsídio para o “alfabetizar letrando”. Nesta linha, buscaremos o que dizem os documentos oficiais sobre as práticas de alfabetização e letramento nas esferas Federal (BNCC), Estadual (Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental do Estado da Paraíba) e Municipal (PME) para melhor compreendermos se há déficit e como saná-lo ou diminuí-lo, levando em consideração o ciclo de alfabetização. Serão nossos aportes teóricos os autores Kleiman (2005), Tfouni (2010), Soares (2016; 2017), Cagliari (1990) e outros na conceituação de alfabetização e letramento. No que diz respeito ao trabalho com jogos cooperativos utilizaremos Soler (2002), Correia (2012) Brotto (1999) e outros. Os caminhos metodológicos perpassam a pesquisa bibliográfica e uma abordagem qualitativa, dada à natureza deste estudo. O trabalho de campo será realizado por meio da pesquisa-ação. Utilizaremos como procedimentos de geração de dados: a observação participante, a análise documental e oficinas temáticas. Buscaremos possibilidades de formas de trabalho para a construção de uma prática alfabetizadora por meio do letramento tendo como elemento incentivador a perspectiva de jogos pedagógicos cooperativos.
Presidente - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES