PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNECY BEZERRA VENÂNCIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNECY BEZERRA VENÂNCIO
DATA: 27/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Campus IV
TÍTULO: O GÊNERO AFORISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE LEITURA E ESCRITA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Escrita. Aforismo. 9º ano
PÁGINAS: 50
RESUMO: Este projeto de intervenção tem como objetivo consignar o Aforismo como um recurso textual importante para o desenvolvimento crítico e social dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Pensar no ensino de Língua Portuguesa pressupõe, dentre vários fatores, uma criteriosa reflexão no que tange ao seu valor para a formação do leitor. Dessa forma, entendemos que o uso de aforismos, em sala de aula, favorece a promoção do letramento literário, principalmente por constituir, ao mesmo tempo, um gênero breve e de densa interpretação, permitindo caminhar por diversos assuntos. O estudo, de natureza qualitativa e de caráter descritivo-intervencionista, ocorrerá com alunos do 9º ano de uma escola estadual da cidade de João Pessoa-PB, com o contato direto da pesquisadora junto aos participantes da pesquisa. O método abordado ganhará contornos mais precisos com a Sequência Básica, proposta por Rildo Cosson. Para fundamentarmos, teoricamente, a nossa investigação, pautar-nos-emos nos documentos oficiais que regem a Educação no Brasil, tais quais: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino Fundamental. Além destes, recorreremos ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola-alvo do projeto. Buscaremos apoio, também, nas perspectivas teóricas de Cosson (2016), no que concerne ao Letramento Literário e à Sequência Básica; de Pinheiro (2007), acerca da Poesia em Sala de Aula; de Colomer (2003), Koch e Elias (2018), em seus estudos sobre Leitura e Escrita; de Geary (2007) e Neto (2017), nas elucubrações sobre Aforismo; e Thiollent (2011), quando se dedica aos direcionamentos metodológicos da Pesquisa-Ação. Acreditamos que este projeto será de grande importância para o reconhecimento do Aforismo dentro da literatura, bem como seu posicionamento na formação social do aluno do ensino básico.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3567041 - HERMANO DE FRANCA RODRIGUES
Interno - 1809459 - LUCIANE ALVES SANTOS
Interno - 2641290 - MOAMA LORENA DE LACERDA MARQUES