PROGRAMA EM LETRAS EM REDE NACIONAL (PROFLETRAS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MARIA LUCIA SERRANO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LUCIA SERRANO DE SOUZA
DATA: 14/03/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Mamanguape/ PB
TÍTULO: POR UM ENSINO DE GRAMÁTICA REFLEXIVA E CONTEXTUALIZADA: UMA PROPOSTA A PARTIR DA PRODUÇÃO TEXTUAL DE CARTAS DO LEITOR
PALAVRAS-CHAVES: Ensino gramatical. Gramática reflexiva e contextualizada. Produção textual escrita. Referenciação.
PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO: A gramatica da lingua portuguesa sempre foi vista como uma gramatica normativa, isto e, aquela que corresponde as formas de expressao produzidas por pessoas cultas e, por isso, devem ser seguidas. Assim, por muito tempo, o ensino de lingua portuguesa nas escolas brasileiras baseou-se na concepcao de aplicacao das normas ditadas por esta gramatica da lingua culta. Essa gramatica, ainda hoje, tem um espaco significativo nas aulas de muitos professores de todo o pais, em escolas particulares ou privadas de todos os niveis, apesar dos avancos dos estudos linguisticos, para os quais as regras gramaticais sao construidas por meio da reflexao em contextos significativos de uso. Diante disso, esta dissertacao, fruto de uma pesquisa-acao intervencionista de carater qualitativo, expoe um trabalho didatico-pedagogico desenvolvido com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de ensino de Itapororoca-PB, que teve como objetivo contribuir com o desenvolvimento da competencia linguistica e comunicativa escrita do aluno a partir do ensino da gramatica reflexiva e contextualizada no genero Carta de Leitor. Para tanto, fundamentamo-nos nos documentos oficiais que regem a educacao no pais e nos pressupostos teoricos de Manini (2009) e Neves (2002;2012;2013) em relacao ao percurso historico da gramatica; Travaglia (2009) e Possenti (1996) sobre os tipos de gramatica; Possenti (1996), Franchi (2006), Antunes (2007;2014), Travaglia (2003;2009) , Geraldi (2012), Neves (2013), Campos (2014) e Vieira(2017) no que diz respeito a gramatica reflexiva e contextualizada e seu ensino. Por ultimo, para nos iluminar no que concerne aos estudos sobre a referenciacao, foco do estudo gramatical reflexivo e contextualizado desenvolvido na intervencao, recorremos a Koch e Marcuschi (1998), Mondada e Dubois (2003), Marcuschi (2008), Koch (2009), Cavalcante (2003,2013), Azeredo (2013), entre outros. Respaldados teoricamente, colocamos em pratica nossa proposta didatico-pedagogica planejada, efetivando, assim, o processo ensino-aprendizagem pretendido. A analise realizada teve como base a propria producao textual dos alunos sujeitos dessa pesquisa. Nesse sentido, o corpus de analise foi constituido de seis cartas do leitor produzidas pelo aluno em duas versoes: na sua primeira versao e na ultima, totalizando doze textos. Na analise da producao inicial, identificamos que os alunos apresentavam limitacoes no uso de elementos referenciais, que interferem na construcao de sentido para o texto, os quais foram trabalhados de forma contextualizada e reflexiva por meio de atividades elaboradas. Apos essa intervencao, seguiu-se a reescrita do texto inicial, cujas dificuldades foram, em grande parte, superadas, como pudemos constatar ao fazermos a analise comparativa das duas versoes. Os resultados alcancados permitem-nos afirmar que o procedimento didatico-pedagogico que adotamos pode vir a contribuir para desenvolver nos alunos uma reflexao sobre o uso de determinados aspectos gramaticais nos seus proprios textos e, assim, ampliar suas competencias linguistica e comunicativa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 3334167 - LAURENIA SOUTO SALES
Externo ao Programa - 1352273 - FERNANDA BARBOZA DE LIMA
Externo ao Programa - 1449521 - FRANCISCA TEREZINHA OLIVEIRA ALVES